×
Loading ...

Como fazer um corte em madeira de sessenta graus com uma mesa de serra

Quando se trabalha com serras elétricas para cortar mitras, uma coisa importante é a ideia de ângulos complementares. Todos os cantos entre duas peças devem ser iguais a 90 graus. Duas mitras de 45 graus, por exemplos, nos darão um canto quadrado. Embora o bisel de uma serra de mesa possa cortar um pouco mais do que 45 graus, ele não chegará até os 60. No entanto ele alcançará 30 graus, que é a mesma coisa se a peça for reposicionada para se passar a borda dela pela serra verticalmente. Para peças maiores pode ser mais simples usar uma técnica similar com uma serra circular.

Instruções

Ajuste sua serra de mesa para 30 graus e corte pela borda para fazer um ângulo de 60 graus (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Localize a roda de ajuste do bisel na frente da mesa de serra, abaixo dela. Solte-a, girando a pequena roda no centro em sentido anti-horário. Gire a roda até que o medidor de mitra esteja alinhado em 30 graus. Gire a roda pequena de trava em sentido horário para apertá-la no lugar. Use a roda de ajuste de altura na lateral da mesa para elevar a lâmina o mais alto que puder.

    Loading...
  2. Solte a cerca de corte e passe-a para o final da mesa, fora de seu caminho. Aparafuse duas peças de 5 cm x 10 cm juntas ao longo de uma beirada para formar uma peça em forma de L. Deite essa peça em sua serra, com uma tábua na borda da mesma, contra a base da lâmina. Use um esquadro para garantir que a cerca esteja em um ângulo reto em relação à borda da mesa e prenda-a com um encaixe C.

  3. Comece a serrar e deixe a lâmina encostar na borda da madeira de 5 cm x 10 cm girando à velocidade máxima. Ponha a peça na própria borda, com a face na qual se precisa fazer a mitra, em direção à lâmina da serra. Ponha a face oposta contra a cerca temporária, e passe a tábua pela lâmina, mantendo-a contra a cerca, e pressione-a firmemente contra a mesa.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira 5 cm x 10 cm
  • Esquadro
  • Furadeira
  • Parafusos
  • Encaixes C

Referências

Loading ...
Loading ...