Como costurar couro à mão

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Costurar couro à mão não é tão difícil como pode parecer. Se você usar as ferramentas corretas, não é muito mais difícil do que costurar pano. Antes de iniciar o seu projeto, você precisará de linha e agulhas especiais. Agulhas para costura de couro são geralmente, mas não sempre, maiores e mais fortes do que as agulhas usadas para costurar pano. Estas agulhas também têm uma forma diferente das agulhas de costura regulares. A linha para couro geralmente é encerada. Você pode comprá-la já encerada, ou pode encerar o fio com cera de abelha. Alternativamente, você pode usar tendão artificial. O tendão é muito forte e fácil de se trabalhar, além de dar às peças uma aparência autêntica. A linha que você deve usar vai depender muito do que você está criando e da aparência a qual você quer chegar. Se está costurando luvas de couro, por exemplo, vai ser melhor usar fio de nylon encerado em vez de tendões, a menos que busque uma aparência antiga para as luvas .

Passo 1

Meça e marque o couro nos lugares onde os pontos devem ir. Se você está fazendo uma carteira de couro utilizando tendões, seus pontos podem ser mais distantes do que os que você precisa para fazer luvas.

Passo 2

Crie furos de orientação para a linha com um furador de couro, ou, se trabalhar com couro macio, como camurça, você pode simplesmente marcar os furos com uma caneta e costurar através do couro diretamente. Criar buracos-guia no couro, ou marcar os pontos para a linha, ajuda a manter a costura reta.

Passo 3

Cole as duas peças de couro juntas, como devem ser costuradas. Use cola com moderação e deixe secar antes de manusear o couro. Além disso, não coloque muita cola perto das áreas a serem costuradas - se entrar cola nos furos-guia, costurar através deles será uma tarefa árdua. Alguns padrões de couro não precisam ser colados antes de serem costurados. Peças que exigem medições exatas (luvas, por exemplo) precisam.

Passo 4

Passe a agulha com tendões artificiais ou fio encerado. Ao contrário da costura em tecido, muitas vezes, você vai usar apenas um único fio para costurar couro; o fio encerado ou tendão pode ser ligado diretamente à agulha.

Passo 5

Guie a agulha através de um dos cantos da peça de couro, e faça um pequeno nó na extremidade do fio/tendão. Este nó vai evitar que a linha escorregue do couro quando você costurar. Agora você pode costurar à mão com um ponto corrido, cocheiro ou qualquer ponto que escolher. Às vezes, pontos corridos são usados ​​primeiro, e depois pontos-chicote são usados ​​em torno das bordas para fixação extra. Qualquer ponto pode ser utilizado sozinho, no entanto.

Mais recentes

×