Como fazer uma criadeira para pintinho

John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Se você planeja criar pintinhos, você deverá providenciar um ambiente seguro que permita à ave se desenvolver e crescer. Uma criadeira é necessária para aves recém nascidas saudáveis, ela garante calor, abrigo e proteção. Embora existam criadeiras comerciais à venda, é fácil, e muito mais barato, fazer a sua própria. Utilizando materiais domésticos comuns você pode construir uma criadeira que atenda a necessidade de aquecimento e segurança para os pintinhos.
Step 1
Selecione um recipiente transparente com capacidade de 80 a 90 litros. O recipiente deverá ser transparente para que você veja os pintinhos de qualquer ângulo de visão. Lave-o todo com detergente de cozinha e enxágue bem com água. Deixe-o secar completamente.
Step 2
Meça cinco centímetros para dentro em todos os lados da tampa. Corte a parte interna da tampa com o estilete de precisão utilizando a medida de cinco centímetros como guia.
Step 3
Meça e corte a tela de arame no tamanho da tampa inteira. Utilize o grampeador para trabalho pesado para fixar a tela de arame nas bordas da tampa. Esta será a tampa da criadeira. A tela garante bastante ventilação para os pintinhos.
Step 4
Acrescente um assoalho seguro para a criadeira cobrindo o fundo do recipiente com uma camada de forro para ninho, como raspa de madeira, palha ou jornal picado. Adicione mais uma camada com papel toalha picado. Você pode remover o papel toalha após a primeira semana, mas continue utilizando forro especial para ninhos. Sempre substitua o forro sujo e toalhas de papel usados por materiais novos e limpos.
Step 5
Coloque um comedouro e bebedouro especial para filhotes dentro da criadeira. Acrescente comida e água. Garanta espaço suficiente para vários filhotes comerem e beberem simultaneamente. Inicialmente pode ser necessário espalhar a comida no fundo da criadeira para que os pintinhos a encontrem. Adicione suplementos à comida que ajudam a garantir a saúde e o crescimento adequados.
Step 6
Monte uma lâmpada quente para os filhotes. A lâmpada pode ser anexada na lateral da criadeira ou ficar suspensa sobre a área da criadeira. Teste a lâmpada antes de transferir os filhotes para a criadeira. Use um termômetro para garantir que temperatura esteja entre 32 e 35 graus Celsius abaixo da lâmpada. A criadeira deve ser grande o suficiente para garantir tanto que cada pintinho possa ser aquecido pelo calor da lâmpada quanto que ele possa se mover para áreas mais frias e evitar excesso de calor.
Step 7
Após transferir os filhotes para a criadeira, observe o comportamento deles para garantir que a lâmpada quente e a temperatura em geral da criadeira esteja segura. Ajuste a temperatura conforme o necessário de acordo com a reação dos pintinhos. Provável estarão muito frios se ficarem piando alto e constantemente. Se os bichinhos se acumularem em um mesmo lugar, deve haver corrente de vento na criadeira. No caso deles evitarem o calor e ficarem o mais distantes possível da lâmpada, é porque estão muito quentes.
Referências
Recursos
Dica
- Coloque a criadeira em um local com temperatura amena e livre de correntes de vento. Garanta que outros animais não se aproximem da criadeira.
Advertência
- Não utilize folhas de jornal ou qualquer outro suporte liso para o fundo da criadeira porque isso pode causar problemas no desenvolvimento das pernas dos pintinhos.
- Compre comedouros e bebedouros comerciais especiais para pintinhos. Eles são feitos especialmente para evitar que os pintinhos joguem a água e a comida no chão. Os bebedouros para filhotes são projetados para proteger os filhotes contra o afogamento. Nunca utilize potes ou pratos largos para água porque os pintinhos podem cair lá dentro e se afogar.
- Temperaturas extremas são fatais para os pintinhos. Verifique regularmente a fonte de calor e outras áreas da criadeira para ter certeza de que a temperatura está correta.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images