Como criar filhotes de rato sem a mãe
Anup Shah/Photodisc/Getty Images
A melhor coisa que se pode fazer por um rato órfão ou uma ninhada é encontrar uma mãe adotiva para criá-los. Caso não consiga encontrar uma, terá que se tornar a mãe. Criar os filhotes de ratos é um grande compromisso, mas a recompensa de vê-los crescerem e se desenvolverem valem a pena o tempo e energia. Leia mais para aprender como criá-los.
Step 1
Mantenha os filhotes aquecidos, faça um ninho em uma caixa pequena com pelo menos 15 cm de profundidade e coloque uma toalha macia ou um cobertor dentro. Então, enrole uma toalha em uma garrafa com água quente na caixa, certificando-se de que haja espaço suficiente para eles se afastarem caso se aqueçam demais. Você também precisará cobrir os filhotes com uma toalha para ter certeza de que estão aquecidos o suficiente.
Step 2
Quando criar os filhotes é essencial que você o ajude a fazer as necessidades, eles são incapazes de ir ao banheiro sozinhos, então você terá que auxiliar. Utilize um algodão ou um pedaço pequeno de papel higiênico mergulhado em água morna e passe nos genitais para estimular a evacuação.
Step 3
Alimente os filhotes usando um conta-gotas cheio de leite de soja para bebês morno. Coloque na boca deles e deixe-os lamberem. Se ele não conseguirem beber, dê uma pequena gota na boca e espere que engulam antes de adicionar mais uma. Se vir que está saindo leito do nariz do filhote, é sinal de que você está dando leite demais. Se ele for muito novinho, sua barriga será transparente e você poderá ver quando seu estômago estiver ficando cheio; os mais velhos virarão a cabeça ou pararão de lamber quando estiverem satisfeitos. É preciso alimentá-los a cada duas ou três horas.
Step 4
Repita o passo 2.
Step 5
Massageie todo o corpo do filhote, isso ajudará com a digestão e o acostumará com o contato humano.
Step 6
Limpe qualquer resto de leite ou sujeiras nele.
Step 7
Coloque-o de volta no ninho com a garrafa e cubra-o com a toalha ou cobertor.
Mais Artigos
Como manter filhotes de gatos recém-nascidos aquecidos→
Como cuidar de filhotes de esquilo→
Como dar antibióticos para gatas que estão amamentando→
Como me acostumar a dormir virado para cima?→
Como se livrar do gosto salgado depois de extrair um dente do ciso→
Filhotes de gato com barriga inchada e desidratados→
Dica
- Segure os ratos em uma posição vertical ao alimentá-los, pois isso diminui o risco de aspiração.
- Por volta dos 11 aos 14 dias, você pode começar a introduzir comida para gatos ou papinha de bebê ao alimento deles.
- Certifique-se de que os objetos usados para alimentar o rato sejam esterilizados todos os dias em água fervente. Se você não conhece ninguém que tenha um rato que possa ser mãe adotiva, entre em contato com uma loja de animais ou um criador para ver se eles têm algum disponível.
Advertência
- Os filhotes de ratos são intolerantes a lactose e não conseguem digerir leite. Quando for alimentá-los, use leite de soja se não tiver uma mãe adotiva disponível.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Anup Shah/Photodisc/Getty Images