×
Loading ...

Como fazer cubos de gelo perfeitamente transparentes

Fazer cubos de gelo é simples: basta encher uma forma de gelo com água e deixá-la no freezer. Porém, os cubos de gelo feitos desta maneira não ficam muito bonitos e transparentes. Cubos de gelo transparentes são fáceis de fazer, mas exigem um pouco de trabalho. Há algumas razões científicas pelas quais o método básico crie cubos de gelo opacos e não muito bonitos.

Instruções

É fácil fazer gelo transparente (ice cube image by Dmitry Dobrunin from Fotolia.com)
  1. Filtre a água. Uma das razões para a opacidade em cubos de gelo são as impurezas que eles contêm. Filtre a água o máximo possível.

    Loading...
  2. Ferva a água em uma caçarola ou chaleira. Faça-a ferver rapidamente, e depois deixe esfriar por alguns minutos. A fervura remove bolhas de ar e impurezas da água. Você pode garantir ainda mais transparência fervendo-a uma segunda vez.

  3. Coloque a água nos compartimentos da forma de gelo, ainda morna. Lembre-se de que a água se dilata quando congelada, então não encha os compartimentos acima das divisões para obter uma divisão mais igual entre os cubos.

  4. Leve a forma ao freezer e deixe esfriar por pelo menos duas horas. Quando terminar, você terá cubos de gelo bonitos e transparentes, pois a água possuirá menos impurezas e bolhas de ar, que se congelam no interior do cubo, tornando-o esbranquiçado. Uma vez que a água foi levada ao freezer ainda morna, ela terá levado mais tempo para resfriar-se, o que a torna mais pura.

Loading...

Dicas

  • Caso use água destilada, ela será ainda mais pura do que a água filtrada. Se você for atento ao meio-ambiente, lembre-se de que a água destilada é mais cara e exige mais energia para ser feita.
  • Para fazer cubos de gelo maiores, que durem mais por causa de seu tamanho, use uma forma de bolinhos em vez de uma forma de gelo. Coloque a água cerca de 6 mm abaixo da borda para evitar que seu gelo fique com o formato de um bolinho.

O que você precisa

  • Filtro de água
  • Caçarola ou chaleira
  • Forma de gelo
  • Água destilada (opcional)
  • Formas de bolinhos (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...