×
Loading ...

Cuidados com um pastor Shetland e corte de pelos de suas patas

Os cães pastores Shetland, muitas vezes referidos como shelties para abreviar, têm uma camada dupla de pelos longos. Como muitos outros cães de pelos longos, a raça sheltie requer escovação semanal e atenção especial aos detalhes se planeja cuidar dele sozinho.

Shelties têm uma camada dupla de pelos que requer atenção extra aos cuidados (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Escovação

Os cuidados com seu sheltie começa com uma boa escovação. Como o cão tem duas camadas de pelos, duas ferramentas de escovação distintas funcionam melhor. Para remover os pelos mortos, uma escova de dentes largos funcionará melhor na primeira camada de pelos do próxima da pele. Em seguida, use uma escova mais lisa ou escova de arame comum para garantir que todos os pelos mortos sejam removidos. Escove o sheltie pelo menos uma vez por semana para evitar qualquer formação de nós.

Loading...

Hora do banho

Em seguida, é preciso dar um banho no sheltie usando um xampu formulado apenas para cães. Como a raça tem uma camada superior de pelos à prova d'água, jogue a água e o xampu próximo do couro cabeludo enquanto lava. Se notar qualquer sinal de pulgas ou feridas na pele do sheltie, aplique separadamente produtos projetados para esta finalidade. A maioria dos shelties precisa tomar banho apenas a cada quatro a oito semanas para evitar ressecamento da pele.

Patas e unhas

Aparar regularmente o excesso de pelos nas patas do sheltie impedirá que detritos ao ar livre fiquem presos e tornará mais fácil para que o cão ande em pisos lisos. Use um barbeador elétrico para aparar a parte inferior da pata, em seguida, finalize com uma tesoura de ponta redonda cortando os pelos entre as almofadas e as unhas do cão. Escove os pelos sobre a pata em direção à parte superior da perna e apare-os com uma tesoura ou tosquiadeira. Cortar as unhas com cortadores de unhas para cães também ajudará a evitar que o sheltie tenha artrite na região da pata. A princípio, corte apenas a ponta para evitar entrar na área com sangue do leito ungueal.

Dentista

Outra parte dos cuidados com o sheltie é a área da boca e dos dentes. A escovação regular com uma pasta formulada para cães ajudará a impedir a formação de tártaro na região da boca e gengiva do cão. Se ainda notar uma película marrom ou amarela entre o dente e a gengiva após a escovação algumas vezes, use um raspador especial encontrado em lojas de animais para remover o acúmulo de tártaro. Ele não apenas pode causar a cárie dentária, mas outros problemas de saúde no sheltie, tais como distúrbios estomacais e intestinais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...