Como alimentar um leitão órfão com uma mamadeira

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Às vezes, uma porca rejeita um leitão e não o deixa mamar ou, em outras ocasiões, há muitos filhotes e o leite da mãe não é o suficiente para todos eles. Em caso de rejeição, de falta de leite, ou da morte da mãe, você mesmo pode tentar criar os leitões órfãos, usando uma mamadeira e um substituto de leite materno. Alimentar um porquinho não é muito diferente de alimentar um bebê.

Passo 1

Prepare o substituto de leite materno para porcos ou cabras de acordo com as instruções do produto. Você pode encontrá-lo em lojas agropecuárias, mas se ele não estiver disponível, dilua um terço de leite condensado em dois terços de água.

Passo 2

Despeje o leite em uma caçarola ou um recipiente para microondas.

Passo 3

Em um fogão ou um microondas, esquente o leite à temperatura do corpo. Teste a temperatura, derramando uma gota sobre seu pulso. Se o leite estiver morno, remova o recipiente da fonte de calor durante alguns minutos; se estiver frio, continue a esquentar.

Passo 4

Encha uma mamadeira com o leite e coloque o bico do recipiente.

Passo 5

Alimente o leitão, deixando-o deitado de barriga para baixo.

Passo 6

Passados alguns dias, ensine o porquinho a beber em uma tigela. Despeje o leite em uma tigela rasa, coloque-a no chão, e mergulhe o nariz do leitão nela. Talvez seja preciso fazer várias tentativas, mas a maioria dos porquinhos aprende rapidamente a beber da tigela e, além disso, você economiza tempo.

Mais recentes

×