Como curar a asa ferida de uma pomba

A pomba calma sucumbirá aos cuidados para uma asa ferida

David De Lossy/Valueline/Getty Images

Tratamento e cuidados de qualidade podem salvar uma pomba com a asa ferida ou quebrada. Há discussões entre equipes de resgate da vida selvagem, veterinários e o público em geral, sobre se um pássaro com a asa quebrada deve ser sacrificado ou cuidado. Muitos supõem que um pássaro que não consiga voar terá problemas para escapar de predadores, encontrar alimento e fazer ninhos. Infelizmente, esse pensamento levou à morte de muitas aves e pombas. A pomba pode ser solta na natureza após a asa ficar curada, ou pode viver uma vida doméstica confortável.

Step 1

Coloque um tanque de peixes grande e vazio em uma sala silenciosa. Deixe uma toalha no fundo dele.

Step 2

Coloque a pomba no interior do tanque de peixes. Verifique se há sangue e feridas na asa.

Step 3

Aplique betadine nas feridas com uma compressa de gaze, e enxague com água. Coloque pomada antibiótica nas feridas. Aplique bicarbonato de sódio, amido de milho ou farinha se houver sangramento constante, e pressione o local do sangramento com uma bola de algodão.

Step 4

O esparadrapo e a fita adesiva não prejudicarão as asas

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Corte 30 cm de esparadrapo ou fita adesiva.

Step 5

Deixe a asa em uma posição natural, para que ela cure de maneira correta

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Segure a asa da pomba contra o corpo dela, em uma posição natural.

Step 6

Enrole a fita ao redor da parte exterior da asa e do corpo da pomba. A barriga dela será envolta pela fita, exceto a asa que estiver ilesa.

Step 7

Coloque a pomba no interior do tanque e mude a fita uma vez por semana, até que a asa esteja curada. Ela estará curada em três e quatro semanas.

×