Como cuidar de chuteiras de futebol de couro de canguru

••• soccer shoe image by Daniel Gillies from Fotolia.com

Chuteiras de futebol de couro de qualidade são essenciais para muitos jogadores, principalmente para aqueles que jogam em competições de alto nível. Boas chuteiras proporcionam máximo conforto e calçam bem porque o couro laceia e se molda ao pé do atleta. Isso pode melhorar a sensibilidade do jogador com a bola. Entre os materiais de couro utilizados para a fabricação de chuteiras de futebol, o couro de canguru é considerado o mais macio, o mais flexível e também o mais caro. Contudo, ele não é conhecido por sua durabilidade, por isso cuidar apropriadamente de suas chuteiras é necessário para garantir que seu investimento renda benefícios a longo prazo.

Passo 1

Passe uma camada de óleo para couro em suas chuteiras quando levá-las da loja para casa. Isso ajudará a devolver os óleos naturais perdidos durante o processo de fabricação e deixará o couro mais macio e mais resistente à água.

Passo 2

Limpe suas chuteiras depois do treino, para remover o excesso de sujeira, manchas de grama e quaisquer outras químicas presentes no campo. Use água morna e um pano ou uma escova de dentes. Não ponha as chuteiras dentro d'água ou as deixe de molho. Molhe o pano na água e esfregue as chuteiras com ele.

Passo 3

Seque suas chuteiras se elas estiverem encharcadas depois de um jogo na chuva. Enxugue o excesso de água da parte externa e encha-as com jornal para absorver a água e preservar sua forma. Deixe o jornal dentro da chuteira por 20 minutos. Depois, substitua o jornal molhado por jornal seco.

Passo 4

Guarde suas chuteiras em uma bolsa arejada para que elas sequem naturalmente. Bolsas lacradas preservam a umidade, o que pode distorcer a forma das chuteiras e prejudicar o couro.

Passo 5

Aplique condicionares ou óleos para couro para mantê-lo macio e maleável; uma ou duas vezes por mês já são suficientes. Esfregue pequenas quantidades com a ajuda de um pano e, então, deixe secar por uma hora. Chuteiras que ficam guardadas durante a temporada de descanso devem ser removidas do armário uma vez a cada dois meses para ser tratadas; caso contrário, o couro pode rachar.

Mais recentes

×