Como cuidar da orquídea joia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Nativa da floresta tropical quente, no sudeste asiático, a orquídea joia (Ludisia discolor) cresce com hastes extensas e, em seu ambiente natural, é encontrada crescendo no chão das florestas e não em árvores. Suas folhas são verde-escuras, quase pretas, com veias coloridas de rosa avermelhado e brilhante. Os dias curtos de inverno fazem a planta produzir uma haste vertical, com dezenas de pequenas flores brancas. A orquídea joia cresce em recipientes preenchidos com solo poroso, basicamente turfa, que é enriquecido com adubo ou minúsculas cascas de pinheiro.

Step 1

Coloque a orquídea joia perto de um lugar iluminado, mas sem o alcance direto dos raios de sol. A luz indireta manterá a folhagem verde-escura, enquanto a luz direta fará com que as folhas murchem e escaldem, ficando pálidas e avermelhadas. Ao ar livre, em regiões tropicais, esta orquídea terrestre fica continuamente sombreada ou recebe luz indireta através dos ramos de uma árvore perene acima dela.

Step 2

Regue a orquídea joia somente para manter o solo uniformemente úmido. Se cultivadas em recipientes, eles deverão ter um furo de drenagem no fundo para evitar a podridão de raiz. Ao ar livre em jardins tropicais, plante a orquídea joia em um solo arenoso, enriquecido com matéria orgânica para que retenha alguma umidade, mas drene livremente após a chuva. Do outono à primavera, diminua a rega para manter o solo de úmido a ligeiramente seco.

Step 3

Aplique um fertilizante de orquídeas balanceado em um quarto da dosagem por parte de água, a cada 3 ou quatro semanas do meio da primavera ao começo do outono. Por crescer devagar e em um ambiente de sombra, não será necessário muitos nutrientes. Não fertilize do outono ao começo da primavera.

Step 4

Gire a 90 graus o recipiente onde ela está plantada a cada duas ou quatro semanas se cultivada dentro de casa. Isso impedirá que ela cresça torta em direção à janela.

Step 5

Retire as folhas mortas com um alicate de poda ou tesoura em qualquer época do ano. Corte somente a base da folha morta e não corte os brotos novos perto do solo ou do recipiente. Depois que as flores e a haste morrerem, elas também poderão ser aparadas para limpar a planta.

Step 6

Replante a orquídea joia na primavera após o término da floração. Inverta cuidadosamente a planta e retire-a do recipiente. Encha um novo recipiente que tenha de cinco centímetros a sete centímetros de diâmetro com uma mistura nova e plante à mesma profundidade que antes. Não plante a raiz mais profundamente do que antes, pois isso causará sufocamento e apodrecimento da mesma.

×