Como cultivar um dragoeiro

A germinação ocorrerá em cerca de um mês

David De Lossy/Photodisc/Getty Images

O dragoeiro também é conhecido como árvore dragão. Ela cresce em uma posição vertical com um único tronco colunar. A planta é semelhante a muitas palmeiras menores e, em sua coroa, cresce um torrão de folhas em forma de espada. A planta cresce devagar, mas com o tempo pode chegar a 6 m de altura e desenvolver uma segunda ou terceira cabeça de folhagem, de onde herda o nome "dragão". A planta é nativa das Ilhas Canárias e necessita de temperaturas amenas e agradáveis. Ela não é resistente ao frio e fica melhor como planta caseira na maioria dos climas.

Plantar o dragoeiro em ambiente interno

Step 1

Comece a plantar o dragoeiro pela semente num local fechado. Semeie a semente em vasos de 5 cm cheios de turfa. Plante-a abaixo de 1/4 da turfa e nebulize o vaso. Coloque-o onde a temperatura é de pelo menos 21 graus Celsius e mantenha-o úmido por igual. Em cerca de um mês, a germinação ocorrerá e o vaso pode ser movido para um local ensolarado para continuar crescendo.

Step 2

Coloque a muda em uma janela brilhante com luz indireta

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Transplante a muda quando tiver 7,5 a 10 cm de altura em um vaso maior. Encha o vaso com duas partes de terra misturadas com uma parte de areia. Plante a muda na mesma profundidade que estava crescendo no vaso de 5 cm. Coloque-a em uma janela brilhante com luz indireta.

Step 3

O dragoeiro não tolera terrenos áridos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Regue o dragoeiro quando ele começar a secar. Essa planta tolera o clima seco, porém não se adapta a terrenos áridos e precisa de um suprimento constante de água. As condições internas estabelecerão com que frequência irrigar. Use um medidor de umidade e água quando registrar um nível acima de "seco". Alternadamente, use dois ou três copos de água a cada uma ou duas semanas.

Step 4

Não regue o dragoeiro com água com flúor

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Use água de fonte pura para irrigar. O dragoeiro é sensível ao flúor e outros materiais. É melhor regar com água mineral ou de nascente se a água da torneira tiver flúor. Adicione fertilizante misturado com água a cada 15 a 20 dias, de acordo com as instruções.

Plantando o dragoeiro em ambiente externo

Step 1

Regue as raízes para assentar a poeira

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Plante a árvore do dragoeiro em ambiente externo. Coloque-a em um local que seja ensolarado pela manhã, mas com sombra à tarde. Coloque a árvore em um buraco escavado e 2,5 a 5 cm mais raso que o tamanho da raiz. Cubra as raízes com terra e regue-as para assentar a poeira.

Step 2

A árvore dragão deve ser fertilizada na primavera

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Fertilize a árvore dragão na primavera com um fertilizante de liberação lenta na porção que o fabricante recomendar. Remova a folhagem antiga e gasta para melhorar a aparência da árvore e abrir caminho para as novas folhas. Use luvas quando fizer isso, pois as lâminas das folhas são afiadas.

Step 3

Para permitir que a planta colha energia do sol, deve-se remover a serapilheira durante o dia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Cubra o dragoeiro com serapilheira quando o frio intenso for esperado. A árvore pode sobreviver a temperaturas abaixo de 5 grus Celsius negativos por algumas horas, mas com ondas de frio mais intensas ele deve ser coberto. Remova a serapilheira durante o dia para que a planta possa colher um pouco de energia solar.

Step 4

Regue a árvore dragão até que se formem poças na superfície da terra

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Regue o dragoeiro externo quando a terra estiver seca e 15 a 20 cm abaixo da superfície. Cave um pequeno canal para checar a frieza e a umidade. Regue até que se formem poças na superfície da terra e então deixe a planta secar quase completamente antes de irrigar novamente. Isso ocorrerá aproximadamente a cada uma ou duas semanas no verão. No inverno, deixe que precipitações naturais reguem a árvore.

×