Como cultivar um pé de groselha vermelha

••• red currant image by Pali A from Fotolia.com

Os arbustos de groselha são fáceis de cuidar; são resistentes e produzem frutas que podem ser usadas em tortas, geleias e outras conservas e vinhos. Podem ser cultivados isoladamente, apesar de serem necessários três ou quatro pés para produzir frutas suficientes para uma família de quatro pessoas. A groselha cresce rapidamente e pode atingir uma altura de 1,80 m, produzindo até 5,4 quilos de frutas. No entanto, vários jardineiros podam elas muito para mantê-las em um tamanho mais gerenciável.

Passo 1

Selecione um local. As groselhas preferem sol intenso (pelo menos seis horas) todos os dias e se adaptam melhor a um solo bem drenando que tenha pH neutro. Se não tiver certeza do nível de pH do solo, compre um kit de análise de solo em um centro de jardinagem e siga as instruções do fabricante. Evite locais muito quentes.

Passo 2

Compre os arbustos de um viveiro local na primavera. Eles precisam ter pelo menos 2 m de distância entre um e outro, por isso não compre mais do que o espaço disponível.

Passo 3

Desembrulhe as raízes dos arbustos e coloque-as em um balde com água, se foram compradas plantas de raiz nua. Permita-as ficar em um local fresco por cerca de 24 horas.

Passo 4

Cave um buraco que seja grande o suficiente para acomodar as raízes do arbusto, com alguns centímetros de sobra.

Passo 5

Coloque um pouco de adubo no fundo do buraco.

Passo 6

Coloque a planta no buraco, espalhando as raízes.

Passo 7

Encha o buraco de volta com terra, batendo suavemente a terra com seus pés.

Passo 8

Regue bem.

Passo 9

Se o solo afundar, adicione um pouco mais de terra ao redor do arbusto e pressione-a com seus pés.

Passo 10

Corte os brotos do arbusto até mais ou menos metade do seu comprimento. Se nenhum dos ramos produzir flores no primeiro ano, corte-os de volta. Além disso, se os brotos (galhos novos na base da planta) aparecerem, corte-os.

Passo 11

Os arbustos devem produzir frutos na próxima temporada. Proteja as bagas dos pássaros, colocando panos (disponíveis em centros de jardinagem) ou uma gaiola de arbusto sobre eles, durante todo o ano.

Mais recentes

×