Como cultivar um Rambutã

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images
Rambutã, parente da lichia, é uma das frutas mais exóticas, nativa da Indonésia, Tailândia, Vietnã e das planícies da Malásia ocidental. "Rambu" na língua malaia significa "peludo" e "utan" transforma qualquer palavra em um substantivo. Algumas pessoas chamam a fruta de "lichia peluda".
Hoje, rambutã é uma fruta popular não apenas entre os asiáticos. Ela é cultivada no Havaí, nas ilhas do Caribe, Austrália e na América Central. Antigos comerciantes árabes levaram a fruta para a África, onde ela também é cultivada. Rambutã é uma boa fonte de fibras, vitamina C, ferro, cálcio, proteína e niacina. A fruta é mais difícil de cultivar do que a lichia, porém, ela vale o esforço, além de servir como uma bela decoração no seu jardim.
Step 1
Escolha uma área ensolarada, praticamente sem vento e rica em conteúdo orgânico, além de ter solo profundo, arenoso e bem drenado. As árvores de rambutã florescem em climas quentes e úmidos, e a sua temporada de crescimento varia em cada uma das regiões tropicais onde é plantada.
Step 2
Decida o tipo de rambutã que quer cultivar. Existem dois tipos, a tradicional vermelha e amarela, e a desenvolvida geneticamente que é verde e produz um sabor mais delicado, além de uma casca mais fina.
Step 3
Cultivando pela semente: A rambutã possui uma semente que tem vida curta e deve ser plantada logo após de extraída e limpa. Mergulhe a semente em enzima Pectinase (que pode ser comprada na maioria das lojas do ramo) em um recipiente ou balde. Essa solução ajuda a remover o que se agarrar às sementes impedindo a germinação. Antes de plantar, elas ainda devem ser lavadas em água limpa.
O crescimento leva de 7 a 21 dias dependendo da temperatura. Quanto mais quente o solo e o clima, mais rápido será a germinação, já que a fruta é de países tropicais. Mantenha o solo sempre úmido antes da germinação e molhe de 2 a 3 dias após a plântula começar a se desenvolver.
Deixe um espaço de 9 a 12 metros entre as árvores.
Alimente a plantação com o fertilizante rico em potássio pelos primeiros quatro anos em intervalos de três meses. Remova galhos mortos. A árvore deve ser podada para estimular um maior crescimento.
Dica
- A Rambutã é uma árvore de tamanho médio que pode chegar de 11 a 13 metros de altura e gera frutos duas vezes ao ano, em dezembro e janeiro e no final de junho e setembro. Rambutãs amadurecem de 8 a 14 semanas após a frutificação e geralmente crescem em grupos de 10 a 14 frutas. Elas pesam entre 22 e 42 g e tem de 5 a 6 cm de diâmetro. As frutas são maiores que a lichia, porém, a parte comestível é menor. Use as rambutãs colhidas em um ou dois dias.
- A madeira da árvore possui um tom avermelhado, é dura e pesada, e é conhecida por ser resistente a insetos sendo usada para fazer móveis e pequenos artesanatos. Contudo, as árvores precisam ser pequenas para possuírem valor como madeira de construção.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.
Créditos Fotográficos
Siri Stafford/Lifesize/Getty Images