Como cultivar um Rambutã

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

Rambutã, parente da lichia, é uma das frutas mais exóticas, nativa da Indonésia, Tailândia, Vietnã e das planícies da Malásia ocidental. "Rambu" na língua malaia significa "peludo" e "utan" transforma qualquer palavra em um substantivo. Algumas pessoas chamam a fruta de "lichia peluda".

Hoje, rambutã é uma fruta popular não apenas entre os asiáticos. Ela é cultivada no Havaí, nas ilhas do Caribe, Austrália e na América Central. Antigos comerciantes árabes levaram a fruta para a África, onde ela também é cultivada. Rambutã é uma boa fonte de fibras, vitamina C, ferro, cálcio, proteína e niacina. A fruta é mais difícil de cultivar do que a lichia, porém, ela vale o esforço, além de servir como uma bela decoração no seu jardim.

Step 1

Escolha uma área ensolarada, praticamente sem vento e rica em conteúdo orgânico, além de ter solo profundo, arenoso e bem drenado. As árvores de rambutã florescem em climas quentes e úmidos, e a sua temporada de crescimento varia em cada uma das regiões tropicais onde é plantada.

Step 2

Decida o tipo de rambutã que quer cultivar. Existem dois tipos, a tradicional vermelha e amarela, e a desenvolvida geneticamente que é verde e produz um sabor mais delicado, além de uma casca mais fina.

Step 3

Cultivando pela semente: A rambutã possui uma semente que tem vida curta e deve ser plantada logo após de extraída e limpa. Mergulhe a semente em enzima Pectinase (que pode ser comprada na maioria das lojas do ramo) em um recipiente ou balde. Essa solução ajuda a remover o que se agarrar às sementes impedindo a germinação. Antes de plantar, elas ainda devem ser lavadas em água limpa.

O crescimento leva de 7 a 21 dias dependendo da temperatura. Quanto mais quente o solo e o clima, mais rápido será a germinação, já que a fruta é de países tropicais. Mantenha o solo sempre úmido antes da germinação e molhe de 2 a 3 dias após a plântula começar a se desenvolver.

Deixe um espaço de 9 a 12 metros entre as árvores.

Alimente a plantação com o fertilizante rico em potássio pelos primeiros quatro anos em intervalos de três meses. Remova galhos mortos. A árvore deve ser podada para estimular um maior crescimento.

×