×
Loading ...

Curas para as plantas mais enfraquecidas do jardim

O excesso de água é uma causa comum de morte entre as plantas. Felizmente, ela não apenas é evitável -- em muitos casos em que a planta foi muito regada, ela pode realmente ser resgatada. Leia mais para descobrir como.

A planta que foi regada excessivamente pode ser resgatada (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Sinais e sintomas do excesso de água

Para descobrir como salvar sua planta, você deve primeiro determinar sua condição -- como você saberá que ela está muito encharcada? Um vegetal com excesso de água terá raízes podres devido à sufocação por muita umidade. Esse excesso pode também provocar doenças fúngicas e por mofos. Sua planta pode ser recuperada caso as raízes não estejam completamente podres, assim, quanto mais cedo for constatado o problema, melhor. Sinais de excesso de água incluem: folhas amareladas, folhas murchas, mofo no solo e caule mole.

Loading...

Como recuperar uma planta com excesso de água

A primeira coisa a ser feita é transferir a planta para outro vaso. É muito comum que o solo esteja muito úmido, então, você terá que deixar as raízes respirarem um pouco mais. Verifique-as para confirmar se ainda estão saudáveis. Se estiverem, enrole as raízes em papel toalha e deixe-o lá. Quando a umidade tiver sido absorvida, substitua o papel toalha por novas folhas. Após uma nova camada ser umedecida, você pode tirá-las e colocar novamente a planta em seu vaso. Não regue novamente até que a camada superior esteja totalmente seca. Se as raízes parecerem moles ou amarronzadas, a planta precisará de um procedimento. Comece enxaguando todo o solo das raízes. Dê palmadinhas e examine-as. As raízes estão saudáveis caso estejam firmes e brancas. Se estiverem moles ou marrons, use uma faca ou um par de tesouras para cortá-las. Se uma grande porção de raiz tiver de ser cortada, pode a planta em aproximadamente 2,5 cm para criar novas mudas. Examine a folhagem e remova qualquer mofo, amolecimento ou parte que esteja com cheiro desagradável. Após esse procedimento, coloque a planta de volta em seu vaso para que ela se recupere. Além disso, não regue até que a camada superior do solo esteja seca.

Evite regar em excesso

É sempre melhor saber as necessidades individuais de sua planta. Compre aquelas que vêm com etiquetas para que você seja apropriadamente informado sobre como cuidar delas. Você pode também comprar guias de jardinagem para obter informações mais precisas sobre os cuidados com as plantas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...