Como fazer um currículo para ser um escritor
curriculum vitae 50409 image by pablo from Fotolia.com
Um currículo é uma visão detalhada de realizações profissionais. Ele é apropriado para destacar a formação e as experiências de quem tem um extenso trabalho de edição ou publicações, como cientistas, educadores, escritores e artistas. Os escritores podem optar por usar um currículo para poderem incluir mais informações sobre publicações, afiliações, prêmios e outros trabalhos criativos.
Step 1
Escreva seu nome, número de telefone, e-mail e site pessoal ou profissional na parte superior central da página. Escolha uma fonte maior para o nome.
Step 2
Adicione um "Objetivo" ou "Intenção", que é o que descreverá seu objetivo como escritor. Escreva um fragmento ao invés de uma frase completa. Por exemplo, "Escrever artigos para uma publicação de renome contribuindo para seu crescimento".
Step 3
Escreva uma biografia em tópicos, com até três linhas, que destaque seu tempo de profissão, o motivo pelo qual você escreve e um ou dois fatos notáveis sobre sua escrita. Novamente, use fragmentos para ser mais breve. Por exemplo, "Participei de um grupo de escritores por dez anos" e "Escrevo para publicações on-line há seis anos".
Step 4
Crie uma seção de "trabalho publicados" sob a qual você listará nomes, datas e fontes de tudo o que você tiver publicado. Caso você ainda não tenha publicações, escreva o nome de obras não publicadas, se for o caso. Inclua quaisquer blogs que exemplifiquem seu trabalho. Caso o cargo pleiteado seja específico para escrita criativa, inclua uma breve descrição de seu trabalho.
Step 5
Coloque nomes e datas em todas as experiências de carreira sob a seção "Experiência". Começando das mais recentes, inclua quaisquer empregos, trabalhos voluntários, estágios ou grupos que você possa ter participado que exemplifiquem suas características pessoais mais fortes. Inclua uma lista de responsabilidades e habilidades exigidas para cada emprego.
Step 6
Adicione, sob a seção "Formação", os nomes de todas as faculdades, títulos e certificações, mesmo se não estiverem associadas à escrita. Inclua formações em curso e suas previsões de formatura, se necessário. Também pode ser útil a inclusão de cursos que você tenha participado.
Step 7
Forneça os nomes de todos os prêmios e menções honrosas que você tiver recebido sob a seção "Prêmios e realizações". Caso não tenha nenhum, liste os escritos que você tenha enviado para concursos.
Mais Artigos
Como escrever um relatório semanal→
Como criar um currículo para um zelador de edifícios→
Como fazer um currículo para um maquiador→
Como escrever uma carta de apresentação para ser um representante comercial→
Como escrever uma carta de intenção para mestrado→
Como fazer um jornal falso com imagens→
Referências
Dica
- Escreva seu currículo na terceira pessoa.
- Deixe espaços em branco para que seu currículo fique mais apresentável.
- Modifique o currículo para cada emprego específico que você tentar.
Advertência
- Por razões de segurança, evite usar seu endereço residencial, caso esteja postando seu currículo na internet. Prefira enviar o currículo por e-mail, caso tenha incluído seu endereço.
Sobre o Autor
Lisa Marie Ackerly has been writing for over 10 years. She tutors at a local learning center, writes poetry and hosts a Connecticut poetry group. She holds a Bachelor of Arts in English from Western Connecticut State University.
Créditos Fotográficos
curriculum vitae 50409 image by pablo from Fotolia.com