×
Loading ...

Como curtir o couro de animais

O curtimento é o processo de preservar a pele de animais para que se possa usá-las. A pele não tratada se deteriora com o tempo e termina por apodrecer, já o couro curtido não. Este processo remove a maciez e elasticidade da pele, criando um couro rijo, que mantém sua forma. Diferentes maneiras de curtimento são usadas para diferentes fins, e é importante escolher a mais adequada.

O couro curtido tem diversos usos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Curtimento com cérebro

O curtimento com o cérebro produz um couro macio usando poucos recursos, mas é sujo e demanda muito tempo. Nesta técnica, o cérebro do animal é fervido em água até ficar mole, e então é misturado. Após a pele ter sido submersa em água, esta mistura com o cérebro é aplicada em ambos os lados do couro. A pele é deixada em repouso por um dia ou mais até que o cérebro esteja completamente absorvido. Por fim, a pele é dobrada e trabalhada até que fique macia. Todos os animais têm matéria encefálica suficiente para curtir sua própria pele.

Loading...

Curtimento com cromo

O curtimento com cromo é rápido e produz um couro macio, maleável e resistente à água. Neste método, a pele é depilada e colocada em uma solução de água e sal de cromo. É preciso deixar a pele submersa por apenas um dia. Após isto, o couro pode ser dividido em pedaços mais leves. Couros comerciais geralmente são feitos através deste método, já que é propício para produção em massa.

Curtimento vegetal

O curtimento vegetal usa o componente adstringente da casca de árvores, o tanino, para preservar o couro. É um método antigo que pode ser usado para qualquer tipo de pele, mas é tipicamente usado em couros mais grossos, como o de vacas, cavalos e porcos. Cria um couro bastante firme, que pode ser usado em coldres, bandoleiras e selas.

Curtimento alume

O curtimento alume cria um couro macio que não é à prova d'água. Sua facilidade, porém, é ideal para quem vai curtir um pequeno número de peles. É preciso apenas alúmen de potássio (a famosa pedra-ume) sal não iodado e bórax (borato de sódio). Pode-se colocar a pele em uma solução destes produtos ou criar uma pasta e aplicar diretamente sobre a pele. Este último método em particular é ideal para peles de animais menores, como coelhos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...