Como dar insulina para os gatos e realizar um teste de glicemia
Creatas/Creatas/Getty Images
Você tem um gato diabético? Se tiver, talvez seja necessário dar injeções de insulina no gato uma ou duas vezes por dia, conforme prescrito pelo veterinário. Também é bom testar os níveis de açúcar no sangue do seu gato, para saber quando deverá se preocupar. Sempre consulte um veterinário se tiver qualquer preocupação em relação à saúde do seu gato.
Como dar uma injeção em um gato
Step 1
Estabeleça uma rotina. O gato precisa receber todas as injeções por volta do mesmo horário todo dia.
Step 2
Prepare-se para a injeção. Meça a quantidade certa de insulina na seringa, de acordo com a prescrição do gato. Utilize sempre uma agulha limpa.
Step 3
Coloque-se no nível do seu gato ou traga-o para o seu nível. Se o gato estiver no chão, ou sente-se no chão junto com ele ou pegue-o e coloque-o em seu colo. Não paire sobre o seu gato, pois ele pode sentir-se ameaçado. Acaricie o gato ou dê-lhe um pequeno petisco antes da injeção.
Step 4
Aperte a pele do seu gato de modo firme entre o seu polegar e o seu dedo indicador, com aproximadamente dois centímetros de distância entre os dedos. A maioria das pessoas aperta a pele entre os ombros do gato ou na parte de cima do pescoço, mas você também pode aplicar a injeção nos quadris. Não injete a insulina na nuca do gato, pois o suprimento sanguíneo nessa região é fraco. Mude os locais onde aplica as injeções para evitar que o seu gato desenvolva um nódulo, que também tem um suprimento fraco de sangue.
Step 5
Segure a seringa de forma quase paralela à coluna do seu gato. Enfie a agulha logo abaixo da pele do gato; as injeções de insulina devem ser aplicadas por via subcutânea.
Step 6
Quando a agulha estiver por baixo da pele, empurre o êmbolo da seringa para que o medicamento entre no corpo do seu gato.
Step 7
Dê ao gato um pequeno petisco e bastante elogios e afeição.
Como testar a glicose de um gato
Step 1
Compre um medidor de glicose humana. Esses medidores geralmente vêm com lancetas, um dispositivo de lanceta e tiras de teste, mas, se o que você comprar não vier, será necessário comprar esses itens separadamente.
Step 2
Ajuste a profundidade do dispositivo de lanceta. A maioria dos dispositivos permite ajustar até onde a lanceta ou a agulha penetrará na pele para obter uma amostra de sangue. Uma configuração rasa deve ser o suficiente para medir a glicose do seu gato.
Step 3
Aqueça a orelha do gato. Coloque uma toalha de rosto em um micro-ondas por cerca de 15 segundos, ou coloque água quente na toalha. Sente-se com o seu gato em um local bem iluminado e envolva a orelha dele com a toalha. Certifique-se de que a toalha esteja morna o suficiente, mas não tão quente que o seu gato ache desconfortável. A orelha do seu gato precisa estar bem aquecida para poder tirar sangue da mesma com facilidade.
Step 4
Procure pela veia na orelha. Será necessário perfurar o seu gato entre a veia e a borda externa da orelha, de preferência na metade superior da mesma.
Step 5
Coloque um pouco de vaselina na orelha do seu gato, no ponto em que você irá perfurá-lo. Fazer isso ajuda o sangue a formar uma gota em vez de simplesmente se espalhar no pelo do gato. Esfregue a vaselina gentilmente.
Step 6
Insira uma tira de teste no medidor e ligue-o.
Step 7
Espete a orelha. Coloque o dispositivo de lanceta contra a orelha do seu gato, entre a veia e a borda externa da orelha, e pressione o botão para furá-la.
Step 8
Se o sangue não brotar imediatamente, alise a orelha do gato uma ou duas vezes para estimulá-la. Se o sangue ainda não sair, será necessário furar a orelha novamente.
Step 9
Coloque a tira de teste na base da gota de sangue na orelha para absorvê-la. Certifique-se de que a tira esteja cheia.
Step 10
Largue o medidor e aplique pressão na área espetada por 15 segundos com uma bola de algodão. Se a orelha do seu gato ainda estiver sangrando após 15 segundos, continue aplicando pressão até que pare.
Step 11
Dê um pequeno petisco para o seu gato, elogie-o e dê-lhe afeição.
Dica
- Teste a profundidade do dispositivo de lanceta em si mesmo antes de utilizá-lo no seu gato.
- Alguns dias antes de realizar o teste de glicemia, comece a sentar-se com o seu gato em uma área bem iluminada. Acaricie o seu gato e massageie suas orelhas. Coloque uma toalha morna na orelha do gato para que se acostume a ter a orelha aquecida para o teste.
Sobre o Autor
Sierra Koester has been writing professionally since 2006, contributing to several websites and blogs. She received her B.A. in psychology from DePauw University in 2004.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images