Como dar uma rasteira
Em situações de autodefesa, uma rasteira é frequentemente um movimento de término da luta. É tirado o equilíbrio do oponente e este não poderá fazer nada até que recobre-o, dando a você uma oportunidade de dar um golpe devastador. Lutadores adoram a rasteira, pois ela é uma oportunidade fácil para ganhar pontos.
Rasteira frontal
Step 1
Veja a oportunidade. A rasteira funciona melhor quando seu oponente tem uma das pernas para frente e seu peso parcialmente colocado sobre ela. Não seja enganado por uma postura de gato disfarçada, em que uma perna está para frente, mas todo o peso de seu oponente está na perna de trás - esta é uma armadilha projetada para trazê-lo mais para perto, antes de dar um chute frontal.
Step 2
Mova-se para a frente, ao alcance de seu oponente. Você pode fazer isso facilmente, desferindo um soco enquanto se move, o que forçará seu oponente a bloquear.
Step 3
Coloque o pé à frente, próximo ao pé da frente de seu oponente. Seu dedão deve estar quase tocando o calcanhar de seu oponente. Não deixe muito espaço entre seu pé e o do adversário ou ele (a) perceberá o golpe.
Step 4
Deslize seu pé na direção do seu outro joelho em um movimento de arco, atingindo o pé de seu adversário abaixo do osso do tornozelo enquanto seu pé ainda está no chão. Use seu pé para levantar o pé de seu oponente do chão.
Step 5
Aplique o golpe. Seu adversário balançará os braços dele (a) para recuperar o equilíbrio e não cair, deixando sua cabeça e tronco desprotegidos.
Rasteira traseira
Step 1
Penetre as defesas do seu oponente. Isto é mais facilmente feito usando uma técnica de agarro que imobilize seu adversário tempo suficiente para que você se mova para frente, enquanto seus quadris estão em contato.
Step 2
Mova o seu pé da frente para trás do pé de trás de seu oponente. Deve ser o pé direito atrás do pé direito do adversário (ou vice-versa), para que você fique ligeiramente distante do seu oponente, protegendo o centro do seu corpo. Seu calcanhar deve estar em contato com o do adversário.
Step 3
Adote uma postura frontal. Sem levantar seu pé do chão, deslize-o subitamente para trás até que ele seja o pé de trás de uma postura frontal. A perna de seu adversário será levantada do chão e ele será desarmado.
Step 4
Leve seu oponente ao chão. Uma vez que ele estiver sem equilíbrio, você pode soltá-lo e deixá-lo cair. Ou você pode persistir e abaixar-se sob o oponente, dando uma chave de braço enquanto desfere um golpe na cabeça ou nas costelas. Você também pode escolher aplicar uma rasteira e então sua postura está em um ângulo de sua posição original, permitindo-lhe girar e arremessar seu oponente.
Dica
- Recue um pouco o quadril para ajudá-lo a derrubar um oponente mais pesado. Assim que seus quadris entrarem em contato, transfira um pouco do peso para a perna de trás. Tome cuidado para não usar muita força, ou seu oponente dará um passo para recobrar o equilíbrio, possivelmente desequilibrando-o.
- Muitos estudantes de karatê tentam, erroneamente, atingir a perna do adversário acima do tornozelo quando dão a rasteira e são surpreendidos quando não conseguem. Se você levantar seu pé do chão para aplicar uma rasteira, será forçado a transferir seu peso para a perna de trás, roubando um pouco de força de sua perna da frente. Além disso, você terá que "elevar" a perna que dará a rasteira, o que revelará seu movimento para seu adversário.
Advertência
- Uma rasteira frontal lhe dá apenas uma vantagem momentânea. Se você não usar este momento com sabedoria, estará muito perto do seu oponente para se defender, caso ele contra-ataque.
- Na maioria das disputas por pontos, a rasteira traseira é ilegal, por causa do alto risco de ferimentos.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.