Como deixar seus lençóis mais brancos

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Nada é mais convidativo que uma cama confortável com lençóis brancos e frescos. Mesmo com o melhor trabalho de lavanderia, eventualmente suas peças irão perder a brancura e maciez e precisarão ser restauradas. Alvejantes comerciais a base de cloro podem amarelar ou tornar o tecido quebradiço. Não há necessidade de descartar lençóis bons ou se desesperar quando eles ficarem sujos. Algumas medidas simples irão fazê-los parecer como novos sem muito alarde.

Restaurando seus lençóis

Step 1

Leia a etiqueta de seus lençóis. Certifique-se de que a temperatura da água esteja adequada para o tecido. Isto realmente faz diferença. Ponha a quantidade de detergente que você sempre usa nas peças. Junto com o detergente, acrescente meio copo de bicarbonato de sódio, pois este ajuda a regular o nível de pH da água e otimiza a ação do detergente para eliminar óleos corporais ou sujeira. Quando o ciclo de enxágue começar, acrescente meio copo de vinagre na máquina. A acidez mediana deste atua como um embranquecedor também. Se possível, pendure os lençóis em um varal externo – o sol também tem poder de clarear suas roupas.

Step 2

Se a etiqueta de seus lençóis permitir temperaturas acima de 100 graus centígrados, o ponto de ebulição da água, ferva o suficiente para cobrir as peças completamente. Desligue o calor e mova a vasilha para um local seguro onde não irá transbordar e machucar ninguém. Adicione um copo de vinagre destilado na água e deixe descansar. Ponha os lençóis cuidadosamente e deixe-os de molho durante a noite. Lave-os como de costume no outro dia.

Step 3

Muitas lojas de conveniência, farmácias e supermercados vendem kits removedores de tinta ou branqueadores feitos especialmente para tecido branco. Procure-os na seção de lavanderia. O produto vem em pó, e alguns podem ser misturados com o detergente durante a lavagem na máquina. A diferença entre removedores de cor e branqueadores é que o primeiro é feito para remover a coloração das fibras da roupa. Esta pode ser uma opção se seus lençóis estiverem muito encardidos ou manchados. Os segundos são semelhantes a alvejantes, mas são menos agressivos em tecidos delicados que os de cloro. Use-os de acordo com as instruções do fabricante.

×