Como descobrir a idade de cobras do milho pelo seu comprimento

Cobras do milho são relativamente fáceis de cuidar e ótimos bichos de estimação

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Cobras do milho são animais de estimação bastante populares por serem relativamente fáceis de cuidar e por não crescerem tanto quanto jiboias ou sucuris. Ao contrário dessas outras duas espécies, que podem atingir quase 2 m, as cobras do milho se mantêm esbeltas e não passam do tamanho médio, que vai de 91 cm a 1,5 m. E como as cobras do milho seguem o mesmo padrão de crescimento, é possível estimar a sua idade a partir do seu comprimento se você tiver o auxílio de um gráfico de crescimento ao qual se espelhar.

Step 1

Coloque sua cobra do milho em uma superfície plana e a estique completamente. Pode ser que você precise de alguém para ajudá-lo a manter a cobra imóvel enquanto tira as medidas.

Step 2

Meça o comprimento da cobra desde a ponta do nariz até a ponta da cauda com uma fita métrica. Marque as medidas em um pedaço de papel e devolva a cobra à sua gaiola.

Step 3

Estime a idade da sua cobra seguindo estas orientações: quando nascem, a maioria das cobras do milho medem pouco mais de 25 cm de comprimento e, com um mês, elas podem chegar à 38 cm. Já com seis meses, essa espécie pode medir por volta de 51 cm, mas após esse período elas começam a crescer mais lentamente. Se a sua cobra do milho tiver 51 cm de comprimento ou menos, é possível dizer que ela tem menos de seis meses de idade.

Step 4

Para uma estimativa mais exata, compare o comprimento da sua cobra do milho seguindo estas orientações: com um ano, o comprimento médio desta espécie fica entre 63,5 cm e 71,2 cm. Com dois anos, elas podem atingir até 109, 22 cm, ou aproximadamente 1,09 m. Já com três anos, as cobras do milho podem chegar à até 1,22 m.

×