Como saber quando uma espiga de milho está ruim?
Comstock/Comstock/Getty Images
Cozinhar uma espiga de milho fresco pode ser um delicioso complemento para sua refeição, especialmente durante os meses de verão, quando o milho está em seu auge. Mas antes de acender o fogo, você vai querer certificar-se de que o milho está fresco, e não ruim. Existem várias coisas para se observar na verificação de um milho estragado, e é bastante fácil determinar se é hora de descartar o milho e substituí-lo por um mais novo.
Step 1
Cheire o milho enquanto ele ainda estiver com as cascas. O milho fresco tem um cheiro doce, enquanto que o milho estragado tem um cheiro podre, quase como estrume. Se já retirou as cascas, você ainda pode fazer o teste do cheiro, embora o aroma possa não ser tão forte.
Step 2
Verifique os grãos na espiga para ver se alguns estão pretos ou marrom-escuros. Esta descoloração é uma indicação imediata de que o milho está estragado. Os grãos devem ser amarelos pálido ou brancos, dependendo do tipo de milho.
Step 3
Aperte os grãos com cuidado para garantir que eles estão carnudos e não secos. Grãos secos e murchos indicam que o milho passou do ponto e não deve ser comido.
Step 4
Preste atenção à cor das cascas e sedas do milho. A casca deve ser sempre verde, e não marrom, e as sedas devem ser amarelo pálido. Qualquer outra cor pode significar que o milho está estragado.
Step 5
Arranque um grão e prove-o caso você ainda não tenha certeza de que o milho está ruim. Comer um único grão estragado não irá causar mal, e o sabor pode dizer se ele está fresco o suficiente para ser cozido.
Referências
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images