Como descobrir a percentagem de queda em uma tubulação de esgoto

••• replacement of pipes image by Alina Goncharova from Fotolia.com

A "queda" em tubulações de esgoto é definida como a distância vertical que uma extremidade (ou extremidade de uma seção) de um cano decresce relativamente a outro. Ela pode ser expressa em porcentagem quando dividida pelo tamanho do cano. Este é o declive, ou gradiente, do encanamento. Os dois termos são comumente usados de forma intercambiável em canteiros de obras, o que pode causar certa confusão. Descobrir a porcentagem é relativamente fácil matematicamente, mas requer um pouco de trabalho para se obter os números necessários ao cálculo.

Passo 1

Cave até o nível da tubulação de esgoto em ambas as extremidades do cano que deseja descobrir a percentagem.

Passo 2

Estabeleça uma altura de base para medir a partir dela. A maneira mais fácil de fazer isso é martelar estacas de madeira no solo em ambas as pontas de um cano e, em seguida, amarrar um fio tenso entre elas. Ponha um nível de fio nele e depois martele as estacas até que o nível indique que a linha está perfeitamente nivelada.

Passo 3

Meça a distância da parte de cima de cada extremidade do cano até o fio acima dele. Subtraia a menor distância da maior. Este é a queda vertical do cano.

Passo 4

Meça o comprimento do cano.

Passo 5

Divida a queda do cano pelo comprimento do mesmo, depois multiplique o resultado por 100 para descobrir a percentagem. A queda e o comprimento precisam estar na mesma unidade de medida (metros ou centímetros) para que isto funcione. Por exemplo, se o cano tiver uma queda de 1 m e tiver um tamanho de 50 m, você dividirá 1 por 50 e obterá 0,02. Multiplicado por 100, o resultado será de 2%, que é seu declive ou gradiente.

Mais recentes

×