Como descobrir quantidades de asfalto

O asfalto contém bitume ou alcatrão, que precisa de temperaturas superiores a 150 ºC para liquifazer

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O asfalto, que contém uma mistura de agregados, como rocha moída ou areia, e uma liga, como betume ou alcatrão, é superior a outros materiais de pavimentação devido à sua instalação rápida e aplicabilidade, sua flexibilidade quando a temperatura varia ou o solo se move, facilidade de reparo e, em muitos casos, pelo menor custo do material, instalação e manutenção. Calcular precisamente a quantidade de asfalto necessária para uma via, estacionamento ou calçada evitará a compra em excesso do produto.

Step 1

Divida a área de asfalto planejada em figuras geométricas simples, como retângulos, triângulos ou círculos.

Step 2

Calcule a área, em metros quadrados, de cada uma das figuras. Para determinar a área de um retângulo, multiplique seu comprimento pela sua largura. A área de um triângulo é igual à base multiplicada pela altura dividida por dois. A área de um circulo é igual ao seu diâmetro multiplicado por 3,14.

Step 3

Some todas as subáreas para determinar a área total da superfície.

Step 4

Multiplique a área total pela espessura planejada de asfalto, para calcular o volume necessário. Na maioria das situações, uma camada de 10 cm sobre uma superfície devidamente preparada é o suficiente. Entretanto, onde o tráfego de caminhões é esperado ou a camada abaixo do asfalto é ruim, uma camada de 12 a 15 cm é recomendada.

Step 5

Multiplique o volume pela densidade, por metro cúbico, do asfalto para determinar o peso necessário para o projeto, que é como ele normalmente é vendido. A densidade varia de acordo com a mistura. Fornecedores costumam dar essa informação. Multiplicar o volume necessário de asfalto (em metros cúbicos) pela densidade da mistura (em quilogramas por metro cúbico) resulta na quantidade (em quilos). Dividindo esse número por 2.000, você tem o peso necessário.

×