×
Loading ...

Descreva as propriedades das formas geométricas

As formas geométricas constituem tudo à nossa volta. Elas podem ser bidimensionais, como a tela do computador, e tridimensionais, como uma bola. Cada uma possui propriedades próprias, que a torna diferente das outras. No entanto, elas podem compartilhar propriedades com outras formas, fazendo com que precisem ser descritas com mais detalhes para serem diferenciadas umas das outras.

Um cubo é uma forma geométrica tridimensional (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Lados

O número de lados de uma forma pode ajudar a determinar que tipo de forma geométrica ela é. Todas as bidimensionais feitas com linhas retas são consideradas polígonos. Por exemplo, um triangulo é uma forma bidimensional que possui três lados. Somente os lados não identificam a forma. Há muitas que possuem quatro lados, como os quadrados, retângulos, losangos, trapézios e muitas outras. Entretanto, todas as de quatro lados são consideradas quadriláteros. Algumas não possuem cantos e, portanto, não possuem lados distinguíveis. Os círculos e as formas ovais são exemplos de formas geométricas que não possuem lados distinguíveis.

Loading...

Ângulos

As formas que possuem cantos, também chamados de vértices, criam ângulos que podem ser medidos. Os ângulos estão presentes tanto em formas bidimensionais quanto em tridimensionais. Um ângulo pode ser medido usando um transferidor. Ele pode ser agudo, significando que tem menos de 90 graus; reto, com exatos 90 graus; ou obtuso, com mais de 90 graus.

Regular ou irregular

As formas bidimensionais podem ser classificadas como regulares ou irregulares. Os polígonos regulares são as figuras cujos lados e ângulos internos são congruentes, ou iguais. Um triangulo equilátero é um em que os três lados são iguais em comprimento e todos os ângulos internos são de 60 graus, fazendo dele um triângulo regular. Nem todas as formas podem ser regulares. Um retângulo, por exemplo, por definição, tem dois conjuntos de lados que são congruentes no comprimento. Um lado é maior que o outro. Isso faz do retângulo uma forma irregular.

Formas tridimensionais

A geometria não é limitada a formas bidimensionais. Também inclui as tridimensionais, chamadas de sólidos. Essas formas possuem um valor adicional de profundidade que as bidimensionais não possuem. Por exemplo, um cubo é uma forma tridimensional que é construída a partir de seis quadrados dispostos no formato de uma caixa. Outras formas são uma combinação de mais de uma forma bidimensional. Um prisma é uma combinação de retângulos e triângulos.

Bases

As formas tridimensionais têm bases. A base é a face da forma que descansa em um plano. Por exemplo, uma pirâmide tem uma base quadrada. A base de um cilindro é um círculo. Em alguns casos, a base é igual às outras faces, como no caso do cubo. Uma esfera, que se parece com uma bola, não tem base. Ela é descrita como uma forma na qual todos os pontos estão a igual distância do centro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...