×
Loading ...

Qual é a diferença entre geometria eletrônica e molecular?

As geometrias eletrônica e molecular são ambos conceitos complexos utilizados em química. Apesar de geralmente serem similares, existem diversas diferenças fundamentais, principalmente a que a geometria de todo elétron está associada com uma ou mais geometrias moleculares. A geometria eletrônica depende da estrutura eletrônica do átomo central em uma molécula, enquanto a geometria molecular depende do fato de haver ou não átomos ligados ao átomo central ou pares de elétrons livres.

Moléculas grandes possuem diversas geometrias moleculares e eletrônicas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Geometria eletrônica linear

A geometria eletrônica linear envolve um átomo central com dois pares de elétrons ligados em um ângulo de 180 graus. A única geometria molecular possível para uma geometria eletrônica linear é também linear, e consiste de três átomos em uma linha reta. Um exemplo de uma molécula com uma geometria molecular linear é o dióxido de carbono, CO2.

Loading...

Geometria eletrônica trigonal planar

A geometria eletrônica trigonal planar envolve três pares de elétrons ligados em um ângulo de 120 graus, organizados na forma de um plano. Caso os átomos estejam ligados nas três localizações, a forma molecular também é chamada trigonal plana; no entanto, caso os átomos estejam ligados a apenas dois dos três pares de elétrons, deixando um par livre, a forma molecular é chamada de angular. Uma geometria molecular angular resulta em ângulos de ligação ligeiramente diferentes de 120 graus.

Geometria eletrônica tetraédrica

A geometria eletrônica tetraédrica envolve quatro pares de elétrons ligados a ângulos de 109,5 graus uns dos outros, formando uma geometria que se parece com um tetraedro. Se todos os quatro pares de elétrons estiverem ligados aos átomos, a forma molecular também é chamada de tetraédrica. O nome "trigonal piramidal" é dado nos casos onde há um par de elétrons livres e três outros átomos. Para o caso de haver apenas dois átomos, o nome "angular" é utilizado, assim como a geometria envolvendo dois átomos ligados a um átomo central com uma geometria eletrônica trigonal plana.

Geometria eletrônica bipiramidal trigonal

Geometria eletrônica bipiramidal trigonal é o nome dado à geometria eletrônica envolvendo cinco pares de elétrons ligantes. O nome vem da forma dos três pares ligados em um plano com ângulo de 120 graus e os dois pares remanescentes a ângulos de 90 graus com relação ao plano, o que resulta em um formato que se parece com duas pirâmides ligadas uma à outra. Existem quatro geometrias moleculares possíveis para a geometria eletrônica trigonal bipiramidal com cinco, quatro, três e dois átomos ligados ao átomo central, e são chamadas de bipiramidal trigonal, esfenoidal, forma de T e linear, respectivamente. Os três pares de elétrons livres sempre preenchem os três espaços com ângulos de ligação de 120 graus primeiramente.

Geometria eletrônica octaédrica

A geometria eletrônica octaédrica envolve seis pares de elétrons ligados, todos a um ângulo de 90 graus um do outro. Existem três geometrias eletrônicas possíveis, com seis, cinco e quatro átomos ligados ao átomo central, e são chamadas de octaédrica, piramidal quadrada e quadrado-planar, respectivamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...