×
Loading ...

Descrições das danças típicas mexicanas

Durante toda a história conhecida do México, houve evidências de dança e sua influência na cultura mexicana. As danças eram realizadas por grupos indígenas nesse país. Esses grupos incluíam os Maias e os Astecas. No século 16, quando a Espanha ocupou partes do México, os espanhóis apresentaram os estilos europeus de dança para a região. Como resultado, a dança mexicana possui elementos tanto das danças indígenas quanto dos estilos europeus.

Há vários tipos de danças típicas mexicanas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A dança do chapéu

A dança do chapéu é um tipo de dança mexicana que conta a história de um jovem flertando com uma mulher por quem ele está apaixonado. O nome mexicano para esse tipo de dança é "jarabe tapatia" e é a mais conhecida entre as danças mexicanas. Muitas regiões possuem suas próprias variações. Embora não seja necessário, muitas dessas variações envolvem o uso de um chapéu, tal como um sombreiro como um adereço.

Loading...

Dança dos anciões

A dança dos anciões é aquela associada com o estado mexicano de Michoacan. O nome mexicano para ela é "baile de los viejos". Os trajes pra essa dança incluem geralmente chapéus com aba de lado e máscaras para disfarçar os dançarinos como homem velhos. Ela é vista como uma dança engraçada, mas tem suas raízes em rituais antigos.

A dança do Nuevo Leon

Nuevo Leon é um estado do México localizado na região nordeste. As danças dessa região enfatizam uma batida forte e são influenciadas pela polka. Essas danças são animadas e incluem batidas de pé, gritos e trajes vibrantes e coloridos.

Danças de animais

Em danças de animais, os dançarinos imitam o espírito de um determinado animal em seus movimentos. Os animais que são o assunto dessas danças incluem a iguana e o veado. Esse tipo de dança é geralmente representado e tem suas origens na região de Guerrero.

Trajes

Os trajes das danças mexicanas usam cores vibrantes ou uma roupa branca com um bordado vívido. Os trajes das mulheres são feitos de grandes quantidades de tecidos, de forma que suas saias fluam quando se mexem. Elas geralmente vestem blusas coloridas. Em certas regiões, os homens vestem um terno de charro, que também é usado frequentemente pelos músicos mariachis. Ele inclui um grande chapéu, um paletó com botões prateados e calças compridas com botões prateados pelo lado das pernas da calça.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...