Como se desculpar por perder um velório

••• Thai funeral image by Adrian Hillman from Fotolia.com

O velório é um momento no qual amigos e familiares visitam uma pessoa falecida. Geralmente, há um determinado período para visitação, e perdê-lo é considerado falta de educação. Caso isso aconteça, é importante se desculpar com os membros da família do falecido. Seguindo quatro etapas, será possível para a maioria das pessoas se desculpar de forma eficaz e mostrar seu respeito pelo falecido.

Passo 1

Decida exatamente o que quer dizer para a família do falecido de antemão e ensaie. Você pode escrever em um papel ou simplesmente ficar repassando verbalmente. É importante planejar tudo e estar preparado para que as chances de não haverem problemas aumentem. Algumas ideias incluem pedir desculpas por seu esquecimento ou atraso e expressar suas condolências.

Passo 2

Decida se quer fazer seu pedido de desculpas pessoalmente, por telefone ou online através de e-mail ou uma rede social. Isso vai depender da profundidade de seu relacionamento com o falecido e sua família. Pessoalmente geralmente é ideal porque mostra um maior respeito e pode transmitir melhor sua solidariedade. No entanto, as outras duas opções ​​também são viáveis.

Passo 3

Escolha fazer seu pedido de desculpas durante um momento apropriado que não vá incomodar a família do falecido. Geralmente é uma boa ideia pedir desculpas o mais rápido possível.

Passo 4

Seja honesto e sincero sobre o motivo pelo qual não pôde comparecer ao velório. Explique-se e peça perdão. Também certifique-se de expressar sua solidariedade e dizer algumas palavras gentis sobre o falecido.

Mais recentes

×