×
Loading ...

Como fazer desenhos rápidos de árvores e arbustos com caneta-tinteiro

Desenhar pode ser tanto uma arte por si só como também o princípio para projetos mais ambiciosos. Aprender como recriar conceitos visuais com um esboço rápido é tão importante quanto o acabamento detalhado de um desenho com caneta-tinteiro. Desenhar requer prática, pois, à medida que alguém progride fazendo rascunhos, o tempo necessário para completar um desenho diminui. Muitos artistas evoluem frente a esboços rápidos, não apenas para ganhar tempo, mas também para criar um desenho cheio de energia e vitalidade.

Instruções

Árvores e arbustos bem cuidados são ótimos temas para desenho (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Encontre um local onde você possa fazer rabiscos de árvores de verdade. Pode ser seu próprio quintal, um parque público, um jardim botânico ou um pomar. Encontre um lugar onde você possa se concentrar em algumas plantas em particular.

    Loading...
  2. Sente-se na banqueta.

  3. Pegue um lápis e faça um esboço rápido em um pedaço do seu bloco. Faça isso várias vezes até se sentir confortável com esses exercícios preliminares.

  4. Programe seu cronômetro em 20 segundos. Durante esse tempo execute um rápido esboço de uma árvore com o lápis. Repita esse exercício pelo menos cinco ou seis vezes. Para completá-lo dentro do tempo previsto, concentre-se em capturar a essência da árvore no papel com apenas alguns movimentos da mão.

  5. Reconfigure o cronômetro para 60 segundos e faça mais alguns desenhos através de gestos mais rápidos, dessa vez para produzir mais detalhes.

  6. Comece um novo desenho de uma árvore ou um arbusto com caneta de tinta preta. Não use o cronômetro dessa vez, embora seja importante continuar usando os gestos rápidos desenvolvidos nos exercícios anteriores. Desenhe a árvore ou arbusto o melhor que puder, usando as ferramentas de desenho para criar uma textura no tronco, além de usar técnicas de luz e sombra na folhagem. Caso ache que de alguma forma seu desenho ficou elaborado ou detalhado demais, volte os passos e faça mais desenhos gestuais usando o cronômetro.

Loading...

Dicas

  • Algumas canetas hidrográficas são à base de nanquim ou tinta sumi.
  • Desenhistas mais avançados podem preferir usar pincel em vez de caneta.

Aviso

  • Só desenhe em propriedades privadas se tiver permissão do proprietário.
  • Não use borracha em nenhum dos exercícios.

O que você precisa

  • Lápis de desenho
  • Bloco de rascunho papel sulfite de 15 cm x 21 cm
  • Cronômetro
  • Canetas-tinteiro, hidrográficas, esferográficas ou à base de nanquim pretas
  • Banqueta

Referências

Loading ...
Loading ...