×
Loading ...

Como fazer um desentupidor de pia caseiro

As tubulações de casa frequentemente entopem. Porém, os produtos de desentupimento comerciais são muito potentes e podem danificar os encanamentos ao longo do tempo, resultando na necessidade de consertos de alto custo. Isso ocorre principalmente em casas mais antigas. Se o seu ralo está escoando a água muito devagar, uma solução caseira simples pode desobstruí-lo de modo barato e eficiente, sem danificar as tubulações ou expelir poluentes químicos nocivos no ar que circula dentro da sua residência.

Instruções

Você não precisa de produtos químicos fortes para desentupir seus ralos (drained image by Nicemonkey from Fotolia.com)
  1. Despeje cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo. Não se preocupe se transbordar um pouco. Nem o bicarbonato e nem o vinagre branco irão danificar os azulejos ou fazer as peças de metal desbotarem.

    Loading...
  2. Despeje aproximadamente meia xícara de vinagre branco destilado pelo mesmo ralo. Você pode substituí-lo por vinagre de cidra de maçã, mas não utilize qualquer outro tipo de vinagre, como o balsâmico ou o de vinho tinto. Quando ele entrar em contato com o bicarbonato, ele irá começar a borbulhar, formando uma espuma. Ela não é perigosa e não emitirá gases, a não ser pelo odor de vinagre.

  3. Utilize a tampa do ralo para fechá-lo. Caso o ralo não tenha tampa, improvise com filme plástico e uma xícara de café ou um pote de vidro para manter o plástico firme no lugar. Deixe descansar por algumas horas.

  4. Encha de água um recipiente grande e com alça resistente e coloque-o no microondas, até que a água esquente, mas sem deixá-la ferver. Retire a tampa do ralo e despeje a água dentro dele para enxaguar a solução de vinagre e os restos de sujeira que tenham se soltado. Abra a torneira e deixe água quente correr por 10 minutos.

Loading...

Dicas

  • Experimente utilizar esse mesmo método no seu triturador de lixo para eliminar odores. Como o vinagre é também um poderoso desinfetante com propriedades antibacterianas, ele irá refrescar, limpar e desengordurar o triturador e sua tubulação.

Aviso

  • O vinagre não é tóxico, mas ele possui um cheiro forte o bastante para fazê-lo lacrimejar. Procure trabalhar em uma área bem ventilada.

O que você precisa

  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Copo medidor
  • Tampa de ralo
  • Água quente

Referências

Loading ...
Loading ...