Como desmagnetizar o ferro

••• Photodisc/Photodisc/Getty Images

O ferro e outros metais ferrosos são facilmente magnetizados. Às vezes isso acontece por acidente, outras vezes de propósito, por razões práticas como uma demonstração em sala de aula. Metais magnetizados inadvertidamente podem interferir em aparelhos eletrônicos e em mídias de armazenamento de dados, podendo distorcer a imagem de um monitor de computador. Caso você precise magnetizar uma peça de metal, há três maneiras maneiras práticas de se fazer isso. Uma usa um ímã, outro usa a força física e o terceiro usa o calor.

Método do ímã

Passo 1

Pendure o pedaço magnetizado de ferro em um barbante e espere que ele pare de girar. Ele se orientará no eixo norte-sul, como as agulhas de bússolas.

Passo 2

Posicione o pólo sul do item magnetizado em um ímã pequeno e poderoso.

Passo 3

Passe o ferro ao longo do ímã ou passe o ímã ao longo do ferro, o que for mais conveniente.

Passo 4

Continue a marcar o pedaço de ferro de seu pólo sul até seu pólo norte, até neutralizar seu magnetismo original. Verifique seu magnetismo remanescente periodicamente, passando-o sobre as limalhas ou sobre uma bússola. Quando ele não causar mais nenhuma manifestação, então ele estará efetivamente desmagnetizado.

Método do choque

Passo 1

Pegue o pedaço de ferro magnetizado e o deixe cair várias vezes em uma superfície dura, ou bata-o repetidamente com um martelo.

Passo 2

Teste o nível de magnetismo remanescente segurando-o próximo a limalha ou a uma bússola.

Passo 3

Repita os golpes até desmagnetizá-lo.

Método do aquecimento

Passo 1

Ponha o pedaço de ferro em uma assadeira e a coloque dentro do forno pré-aquecido a 236º C. Caso o metal seja muito grande para caber em um forno, use uma churrasqueira como alternativa.

Passo 2

Eleve a temperatura do ferro até 237º C. Esse é o ponto onde ele perde o magnetismo, também conhecido como "ponto de curie".

Passo 3

Resfrie o ferro até que possa ser manuseado confortavelmente. Teste-o segurando-o próximo a limalha ou a uma bússola magnética. Caso ainda retenha algum magnetismo, repita o processo, mas deixe o ferro no forno quente por mais 10 ou 15 minutos.

Mais recentes

×