×
Loading ...

Como determinar se meu bebê está chutando ou socando no ventre?

As futuras mamães ficam ansiosas para sentir os primeiros movimentos de seus bebês. As batidas e empurradas fornecem segurança de que o bebê está bem e evidenciam que realmente existe uma pequena pessoa crescendo dentro delas. Apesar dos movimentos do bebê apenas começarem por volta de 8 semanas após a última menstruação, eles não são tão fortes para serem sentidos até bem mais tarde. Ao começar a notar os movimentos, pode ser difícil distinguir quais batidas vêm do bebê e quais são apenas gases. Tenha certeza, ao fim da gravidez, não haverá dúvidas de que o bebê estará chutando ou socando livremente.

Instruções

Mulher sentindo a barriga de gravidez (Alex_Beck/iStock/Getty Images)
  1. Espere até ter atingido de 16 a 22 semanas da última menstruação, o tempo normal que a maioria das mulheres começa a sentir os movimentos do bebê. Caso você já tenha tido um bebê antes, talvez note os movimentos de seu bebê antes, pois já tem a experiência de distinguir os chutes do bebê de cólicas ou gases. Caso tenha uma placenta anterior -- uma placenta presa à parte frontal do útero --, talvez tenha de esperar por mais tempo, pois a placenta irá amortecer os movimentos e socos do bebê.

    Loading...
  2. Procure primeiramente por movimentos sutis. Os primeiros movimentos do bebê parecem com pequenos toques, vibrações, bolhas ou abanadas. Por serem muito sutis, serão mais facilmente notados ao ficar sentada parada, ou deitada silenciosamente na cama.

  3. Observe como os primeiros toques e vibrações sentidos passam a ficar mais fortes e regulares à medida que seu bebê cresce. É possível confirmar que seu bebê realmente esteja chutando e socando à medida que os movimentos sutis notados primeiramente tornam-se mais frequentes. Talvez ainda haja dias ou horas em que você não sentirá seu bebê, mas aos seis meses de gravidez, os movimentos de um bebê podem cair em um padrão reconhecível.

  4. Conte os chutes do bebê diariamente assim que atingir o terceiro trimestre, para checar que seu bebê esteja movendo-se normalmente. A Universidade Americana de Obstetrícia e Ginecologia recomenda deitar de lado e contar os movimentos do bebê, ao monitorar a saúde dele. Caso o bebê esteja bem, deve-se sentir 10 chutes ou socos em menos de duas horas.

  5. Procure observar uma protuberância, ou impressão de um pé em sua barriga. Ao final do oitavo mês de gravidez, o bebê terá ganho força o suficiente para que se possa ver seus chutes e socos do lado de fora.

Loading...

Dicas

  • Caso veja o formato de uma pequena mão ou pé em sua barriga, dê um leve empurrão. Talvez você descubra que seu bebê chutará ou empurrará de volta.

Referências

Loading ...
Loading ...