×
Loading ...

Como acalmar um periquito que fica com respiração ofegante quando eu o tiro da gaiola?

Periquitos são aves pequenas ou médias, parentes dos papagaios. Esses pássaros são animais de estimação populares devido aos cuidados relativamente pequenos que eles necessitam. Os periquitos são criaturas muito vigilantes e alertas na natureza e podem se assustar facilmente se seus donos não manuseá-los do modo correto. Um periquito assustado perde toda confiança em seu dono, além de desenvolver problemas de saúde, como respiração pesada, podendo causar sua morte prematura.

Instruções

Periquitos são criaturas vigilantes na vida selvagem e podem ficar com medo de humanos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Evite retirar seu periquito da gaiola durante a primeira semana que ele estiver com você. Os pássaros precisam desse tempo para se acostumarem com o ambiente ao redor e se assustam facilmente se forem forçados a sair da gaiola tão cedo.

    Loading...
  2. Evite agarrar seu periquito na gaiola. Esses animais se assustam naturalmente com humanos e vão ficar muito estressados se forem agarrados. Isso pode fazer com que eles fiquem com a respiração pesada ou que fiquem tremendo. Ao invés disso, se aproxime lentamente da gaiola e deixe sua mão próxima do periquito por pelo menos um minuto, apesar de que os pássaros mais novos podem precisar de mais tempo. Depois que ele subir em seu dedo, você pode removê-lo tranquilamente da gaiola.

  3. Ofereça um petisco ao periquito quando ele se empoleirar em seu dedo. Desse modo você oferece algo para ele se focar, ajudando a acalmá-lo.

  4. Acaricie gentilmente a área das penas no peito de seu periquito. Se o pássaro não saltar para trás, você pode subir e acariciar o pescoço e a cabeça do animal. Se ele não se assustar, ofereça um petisco a ele até aprender que não precisa ter medo de você.

  5. Converse ou cante para seu pássaro de um modo suave e tranquilo. Faça isso por pelo menos 15 minutos diariamente, mas principalmente quando for retirá-lo de sua casa. Isso ajuda a lembrá-lo de que não há nada a temer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...