A diferença entre percal e acetinado
Cotton image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com
O algodão usado em lençóis tem basicamente três variedades: o algodão mexicano ou upland (padrão, de qualidade baixa), o pima (um híbrido entre o upland e o egípcio, o segundo melhor em qualidade) e o egípcio (fibras melhores e mais longas, melhor qualidade). Chama-se de algodão egípcio qualquer tipo de algodão cultivado no Egito. Esta variedade era considerada o padrão de qualidade devido às fibras longas e finas, que conferem tanto durabilidade quanto extrema maciez. Tempos depois, sementes de algodão de fibras curtas foram levadas ao Egito, e percebeu-se que elas eram mais fáceis de cultivar. Hoje, o melhor jeito de conseguir lençóis de algodão de fibras longas é procurar lençóis cuja embalagem diga "algodão egípcio de fibras longas" ou "algodão supima".
O importante é a trama
Os dois tipos mais populares de lençol são o percal e o acetinado. Estes termos referem-se ao tipo de trama, não ao tecido. Tanto o percal quanto o acetinado provêm do algodão, e ambos podem existir em qualquer uma das três variedades. A contagem de fios refere-se ao número de fios em uma polegada quadrada de tecido. Quanto mais alto o número, mais macio e resistente é o tecido, e melhor a qualidade do lençol.
Trama percal
woman in bed image by jimcox40 from Fotolia.com
O percal é um tecido feito em ponto de tafetá, o que quer dizer que os fios de urdidura (que correm no sentido do comprimento) e os fios de trama (que ficam na horizontal) cruzam-se um de cada vez. Em outras palavras, é um simples "um por cima e um por baixo", uma estrutura de trama 1:1, o que cria uma aparência fosca e uniforme. Precisamente porque os fios do percal são trançados bem juntos, estes lençóis têm textura e acabamento agradável e macio.
Trama de acetinado
bed with satin sheets image by Gina Smith from Fotolia.com
Os lençóis de acetinado têm aparência e textura elegante e luxuosa. Eles são feitos usando uma trama de acetinado: os fios de urdidura (que correm no sentido do comprimento) são entrelaçados com fios de preenchimento. Esta estrutura de trama usa múltiplos fios (geralmente três ou quatro) por cima e um por baixo. O resultado é uma superfície lustrosa, lisa e escorregadia, e um tecido surpreendentemente durável.
Algodão egípcio e mercerização para acetinado
Os lençóis de acetinado de melhor qualidade começam com algodão supima/egípcio de fibras longas. Depois, o algodão é mercerizado para dar um alto nível de brilho. A mercerização envolve mergulhar as fibras num banho de hidróxido de sódio e depois num banho ácido, o que as deixa mais fortes e mais propensas à tintura, além de dar-lhes mais brilho.
Lençóis de acetinado de baixa qualidade são simplesmente calandrados, o que produz um brilho que não dura muito. Esses produtos não são considerados acetinado genuíno.
Preferências
A escolha do material para a roupa de cama é uma questão de preferência pessoal. A maior parte das pessoas escolhe lençóis de acetinado porque querem o brilho. Para aqueles que preferem uma aparência fosca, o percal é uma escolha melhor.
Todos os tecidos de fibras 100% naturais têm tendência a amassar. Porém, lençóis de fibra natural são muito mais macios do que qualquer tecido que minimiza os amassados com a adição de fibras sintéticas mais ásperas. Uma vez que tanto o percal quanto o acetinado vêm de materiais de fibra natural, não há diferença perceptível nos amassados.
O acetinado tem uma sensação mais suave e lisa, próxima do cetim. O percal tem um acabamento mais macio, mais próximo do algodão.
O acetinado mantém o calor, então é um bom material para roupas de cama no inverno. Ele não é particularmente bom para climas quentes e úmidos sem um bom sistema de ar condicionado. O percal funciona melhor como um bom lençol de verão. Faça sua escolha em relação à temperatura com base no que o seu corpo lhe diz.
O percal tem uma trama mais durável do que o acetinado, porque o trançado simples um-para-um tem menos probabilidade de desfiar ou formar bolinhas ao longo dos anos. Lençóis de percal com menos fios tendem a ser um pouco mais duráveis do que os com mais fios, mas a diferença não é significativa. O acetinado é menos durável, mas acetinado de algodão supima/egípcio vai durar bem mais tempo do que lençóis de algodão de qualidade mais baixa. A natureza da trama do acetinado, múltiplos fios sobre um, faz com que ele seja mais suscetível a desfiar e formar bolinhas. Com o tempo, o tecido pode tomar uma aparência de flanela. Passar a ferro, ocasionalmente, esse tipo de lençol minimiza a tendência a desfiar e formar bolinhas.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
George Boykin started writing in 2009 after retiring from a career in marketing management spanning 35 years, including several years as CMO for two consumer products national advertisers and as VP for an AAAA consumer products advertising agency. Boykin mainly writes about advertising and marketing for SMBs.
Créditos Fotográficos
Cotton image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com