Diferenças entre ERP e MRP
attractive woman using computer image by Paul Hill from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
ERP e MRP são siglas para a tecnologia de software que permite executar processos de empresas. Os dois também se referem a uma implementação completa de uso ou de software. A sigla ERP significa "Enterprise Resource Planning" (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) e MRP é a sigla tanto para "Manufacturing Resource Planning" (Planejamento dos recursos de manufatura) ou "Material Requirement Planning" (Planejamento das Necessidades de Materiais).
Indústrias
MRP é geralmente uma peça, ou um subconjunto, de ERP, dependendo da indústria. O MRP normalmente é usado em empresas de manufatura e o ERP pode se aplicar a qualquer empresa.
Processos de negócio
O ERP e o planejamento dos recursos de manufatura podem ser aplicados a todos os processos de negócios de uma empresa, incluindo manufatura, planejamento, finanças, gerenciamento de pedidos, inventário, distribuição e compras. O planejamento das necessidades de materiais geralmente refere-se aos processos de planejamento em uma empresa de manufatura.
Tecnologia
O ERP pode incluir suporte à tecnologia, como redes, bancos de dados e hardware, o que é muitas vezes visto como um sistema espinha dorsal que suporta outros sistemas ou tecnologia. O planejamento das necessidades de materiais, geralmente refere-se ao software de processos de negócios.
Escopo de projeto
As implementações envolvendo ERP são mais amplas em alcance e impacto sobre os processos e as pessoas do que o MRP. O planejamento das necessidades de materiais é muitas vezes referido como um módulo dentro de qualquer planejamento dos recursos de manufatura ou ERP.
Tecnologia complementar
O gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM, em inglês "Product Lifecycle Management"), a gestão de relacionamento com clientes (CRM, em inglês "Customer Relationship Management"), o gerenciamento de ativos da empresa (EAM, em inglês, "Enterprise Asset Management") e a gestão da cadeia de suprimentos (SCM, em inglês, "Supply Chain Management") podem ser vistos como um software adicional fora do escopo do ERP e MRP.
Recursos
Sobre o Autor
Bob Turek started writing in 1994 for "The Performance Advantage" magazine. His book "Value Selling Business Solutions" draws on technology industry experiences gained from his position as director of business development for Infogain's cloud CRM for customer support operations practice. He holds a bachelor's degree in economics and psychology from Claremont McKenna College and a Master of Business Administration from the University of Southern California.
Créditos Fotográficos
attractive woman using computer image by Paul Hill from Fotolia.com