Doenças causadas pela poluição do solo

••• Countryside land image by Rose from Fotolia.com

A poluição do solo é caracterizada pelo acúmulo contínuo de produtos tóxicos, sais, materiais radioativos, químicos ou agentes causadores de doenças, que prejudicam o ser humano e o meio-ambiente. Ela é resultado, principalmente, de atividades humanas, entre elas a aplicação de pesticidas como a atrazina, um herbicida muito comum, e a geração de resíduos industriais indesejáveis, como o arsênico. A poluição altera a composição do solo e cria um ambiente patogênico, levando à disseminação de doenças.

Câncer

breast cancer ribbon image by robert mobley from Fotolia.com

Pesticidas, benzeno, cromo e herbicidas são produtos cancerígenos que podem levar ao desenvolvimento de câncer. A exposição prolongada ao benzeno é responsável por ciclos menstruais irregulares, leucemia e anemia, podendo ser fatal caso haja altos níveis dessa substância. O benzeno é um produto químico, líquido, encontrado no petróleo bruto, na gasolina e na fumaça do cigarro. É utilizado na síntese química de substâncias e interfere na função celular. Diminui a produção de glóbulos vermelhos, brancos e anticorpos, comprometendo assim a imunidade do corpo.

Doenças nos rins e fígado

Freies Land, totes Land image by weinhundert from Fotolia.com

As pessoas desenvolvem doenças nos rins quando expostas ao solo que foi contaminado com chumbo. Os poluentes do solo, como mercúrio e ciclodienos, também aumentam a possibilidade de danos irreversíveis nos rins. Ciclodienos e PCBs também causam intoxicação hepática. A situação é pior para as pessoas pobres que são forçadas por circunstâncias da vida a viver perto de locais de despejo, indústrias e aterros sanitários, onde elas são expostas à poluição do solo diariamente. Eles acabam ficando com deficiências imunológicas, problemas renais e hepáticos, danos neurológicos e problemas pulmonares.

Danos cerebrais e nervosos

burned land image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com

As crianças podem ser expostas aos efeitos nocivos da poluição do solo em lugares como playgrounds e parques, onde a contaminação do solo com chumbo foi comprovada como a causa de problemas no desenvolvimento neuromuscular e cerebral.

Malária

A água contaminada ou o esgoto não tratado podem se misturar ao solo em áreas onde chove com muita frequência, como nos trópicos. O protozoário causador da malária e os mosquitos que são seus hospedeiros prosperam nessas condições; resultando em aumento da disseminação de ambos, o que leva à frequentes surtos de malária.

Cólera e disenteria

band of land image by Chris Holmes from Fotolia.com

A poluição do solo está fortemente ligada à poluição da água, pois quando o solo está contaminado, os poluentes passam para a água na superfície e subterrânea, levando à contaminação da água potável e a um surto de doenças transmitidas através dela, como cólera e disenteria.

Mais recentes

×