Dores na pélvis ao andar de bicicleta
bike image by Byron Moore from Fotolia.com
Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto para aqueles que querem entrar em forma. No entanto, problemas na pélvis, como dores e pressão, podem impedir um ciclista de fazer trajetos mais longos ou até mesmo causar desconforto durante a atividade, afirmam os especialistas em dores articulares e invalidez do Centro de Feldenkrais. Caso sinta dores pélvicas ao andar de bicicleta, não é preciso desistir do exercício, pois existem algumas maneiras de amenizar o problema.
Função
Embora seja constituída principalmente por ossos, a pélvis tem um nervo conhecido como "nervo pudendo", localizado no assoalho pélvico. Ao andar de bicicleta, principalmente por longos períodos, esse nervo pode ficar comprimido e causar dores na região.
Sintomas
Segundo o Centro de Feldenkrais, a dor pélvica decorrente do ciclismo é conhecida como "encarceramento do nervo pudendo". Essa lesão é caracterizada por dormência genital, dores na região pélvica, frequência ou urgência urinária, impotência e/ou dores durante a relação sexual.
Tamanho da bicicleta
Encontrar o tamanho de bicicleta ideal pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas das dores pélvicas associadas ao ciclismo, afirmam os especialistas do site Bycycle Inc. Se usar uma bicicleta de estrada, verifique se há uma distância adequada entre o selim e o guidão. Caso comece a sentir dores pélvicas, experimente ajustar a altura do banco para tentar reduz-las. Além disso, verifique também a extensão de sua perna -- se ela estiver completamente estendida durante o movimento descendente e seu quadril não balançar nesse momento, o assento está na altura correta. Caso contrário, ajuste-o para deixá-lo mais alto ou mais baixo.
Tipos de assentos
Além do ajuste adequado, é importante pedalar em uma bicicleta com um banco confortável. Mesmo que você possua um modelo de alta qualidade, o assento de sua bicicleta pode não ser adequado para sua pélvis, afirma Jim Langley, autor de livros sobre ciclismo e saúde. "Da mesma maneira que selecionamos um determinado tênis para o tipo dos pés e para praticar esportes específicos, é preciso comprar um selim que seja adequado ao seu corpo e estilo de pedalar", reitera Langley. Se o seu foco for velocidade, um banco estreito é o mais adequado, enquanto os ciclistas que pedalam por lazer devem considerar um banco mais largo. Adicionar um cano com suspensão embaixo do selim também pode ajudar a reduzir o choque com a pélvis durante um solavanco.
Avisos
Em alguns casos, as dores pélvicas ao pedalar podem não ser causadas por um problema de ajusta, mas sim por um problema biomecânico relacionado à forma como você pedala ou aos seus músculos, afirmam especialistas. Se os ajustes ao tamanho e banco da bicicleta não aliviarem as dores, consulte um médico para fazer uma avaliação.
Referências
Sobre o Autor
Rachel Nall began writing in 2003. She is a former managing editor for custom health publications, including physician journals. She has written for The Associated Press and "Jezebel," "Charleston," "Chatter" and "Reach" magazines. Nall is currently pursuing her Bachelor of Science in Nursing at the University of Tennessee.
Créditos Fotográficos
bike image by Byron Moore from Fotolia.com