Como fazer você mesmo um dossel para um quarto infantil

••• Creatas/Creatas/Getty Images

Um dossel transforma, de maneira mágica, o quarto de uma menina em um cômodo de princesa. Os dosséis de cama podem ser caros, mas você pode facilmente e sem custos fazer seu próprio dossel para o quarto de seu filho. É um projeto que requer um esforço mínimo, mas torna-se muito atrativo.

Passo 1

Meça a altura do teto do quarto de seu filho. Essa medida será fundamental para calcular o comprimento do dossel, por isso certifique-se que tirou as medidas corretamente.

Passo 2

Compre o tecido do dossel. Você pode utilizar o tule ou outro material transparente que seja atrativo. Adquira um tecido suficientemente comprido que vá desde o teto ao piso do cômodo, pois certamente não quererá acrescentar tecido, de maneira que ele fique mais comprido. Arrendonde as medidas, como por exemplo, se o teto tiver 3,2 m, compre 3 m de tecido.

Passo 3

Corte o tecido em tiras de 20 cm. Corte no sentido longitudinal, de maneira a obter tiras compridas. Elas devem possuir aproximadamente a mesma largura, mas não se preocupe se forem um pouco irregulares.

Passo 4

Enrole uma extremidade da primeira tira em torno do bambolê e costure-a. Repita esse procedimento em todas as tiras de tecido em torno do bambolê.

Passo 5

Pendure o dossel. Torça as ilhoses no teto acima da cabeceira de cama da criança. Disponha três parafusos em forma de triângulo levemente menor do que o bambolê. Utilize linha de pesca, barbante ou qualquer corda forte à sua escolha. Passe a corda no ilhós e, em seguida, enrole-a várias vezes em torno do bambolê, amarrando-a. Repita esse procedimento para cada ilhós.

Passo 6

Disponha adequadamente as tiras de tecido. Pressione algumas em torno das costas da cabeceira de cama, e coloque outras, de maneira que tombem nas laterais do colchão, criando uma abertura onde sua filha pousará a cabeça.

Mais recentes

×