Como drenar muros de arrimo?

O muro de arrimo pode se danificar com a pressão hidrostática da água

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Os muros de arrimo seguram o solo, mas também seguram uma grande quantidade de água que escoa pelo chão. Essa pressão hidrostática pode exercer uma grande força que poderá danificar ou destruir seu muro de arrimo. Pequenas paredes ou aquelas com encostas suaves ou com drenagem nos lados podem não sofrer com esse problema, mas a questão pode se tornar crítica em paredes altas -- especialmente aquelas construídas em encostas íngremes. A solução envolve providenciar um modo de escape para a água e tentar não acumular muita pressão atrás da parede.

Step 1

Resolva o problema de drenagem antes da construção do muro de arrimo. Procure determinar a permeabilidade do solo, ou seja, sua habilidade de permitir que a água se infiltre ou vá para o subsolo. Argila ou solos similares tendem a aprisionar água; uma camada de argila ou de rocha pode agir como um lago e reter água acima dela, criando uma pressão hidrostática. Solos arenosos ou similares podem permitir que a água se infiltre sem criar pressão. Teste o solo para resolver essas questões.

Step 2

Comece um muro de arrimo com um bom leito de cascalho, estendendo-se cerca de 30 cm de cada lado da base do muro. O leito permitirá que a água que escoa para o ladro de trás da parede seja drenada através do cascalho abaixo dela. Aumente a drenagem colocando um tubo de plástico perfurado ou sistemas de drenagem similares na parte inferior da parede. Construa um "dreno francês": faça um túnel na parte inferior de trás da parede com uma tela de contenção especial que permita que apenas a água limpa passe, então, encha com cascalho para permitir que a água corra através dele.

Step 3

Instale furos de drenagem na parede enquanto a constrói. Estes são pequenas aberturas através do muro que permitem a água escoar para fora, em vez de acumular-se atrás do muro. Tampe o lado de trás dos furos com a tela de contenção que bloqueará a sujeira e deixará apenas a água passar. Varie o número e o espaçamento dos furos de dreno dependendo da condição do solo; o arenoso permeável não precisará de furos de dreno. Use canos de metal ou plásticos em juntas de argamassa ou lacunas semelhantes na parede.

Step 4

Faça drenos verticais se a drenagem pesada da superfície for um problema. Cave buracos atrás do muro com intervalos e alinhe-os com a tela de contenção e cascalho, como um dreno francês vertical para capturar correntes fortes de água e drená-las para correrem no cascalho ou um cano de drenagem na parte inferior do muro. Faça uma vala ou depressão a cerca de 1 m atrás da parede para capturar água da superfície e drená-la para uma saída lateral em vez de deixá-la se acumular atrás do muro.

eHow Brasil
×