Duas desvantagens da metamorfose completa

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O mundo dos insetos difere drasticamente do desenvolvimento dos mamíferos. Os insetos sofrem metamorfose, que é enquadrada em um dos dois tipos existentes. A metamorfose incompleta acontece em insetos jovens, ou larvas, que se assemelham ao adulto. A metamorfose completa, vivenciada por insetos como borboletas e moscas, é composta por várias fases e formas antes de chegar ao estágio adulto.
Quatro estágios
Uma desvantagem da metamorfose completa em comparação com a incompleta é o tempo, pelo menos em algumas espécies. Embora o tempo da metamorfose completa varie de espécie para espécie, existem quatro fases antes de alcançar o estágio adulto reprodutivo. A metamorfose incompleta tem apenas três etapas. Esse atraso no tempo antes do alcance do estágio reprodutivo pode dificultar a disseminação dos genes para as gerações futuras.
A falta de mobilidade durante o desenvolvimento
Ainda que os insetos submetidos à metamorfose completa tenham uma vantagem alimentar distinta, eles não competem com os adultos da mesma espécie por uma dieta semelhante, pois ainda existe uma grande desvantagem. Fora das quatro fases — ovo, larva, pupa e adulto — apenas um estágio possui a mobilidade melhorada. Os estágios de ovo e pupa são completamente imóveis, enquanto a fase de larva apresenta uma mobilidade limitada. Conforme os insetos submetidos à metamorfose incompleta assemelham-se aos adultos na aparência e características, somente a fase de ovo apresenta imobilidade completa.
Vida adulta curta
A jornada para os insetos pode ser longa e difícil e a desvantagem é que a maioria dos ciclos de vida de boa parte dos insetos é representada pelas fases de ovo, larva e pupa; muito mais do que pela fase adulta. Algumas espécies de efeméridas só podem viver um dia ou dois na forma adulta. As borboletas e mariposas geralmente vivem pelo menos alguns meses e isso pode limitar o tempo de reprodução dos insetos.
Exoesqueletos e muda
A desvantagem de todos os insetos submetidos à metamorfose completa ou incompleta é que eles têm que passar pela fase de muda. Essas fases de crescimento são essenciais, já que o exoesqueleto duro dos insetos não cresce ou estica como os corpos dos mamíferos. A maioria dos insetos deve passar por várias mudas diferentes, cada uma das quais é muito custosa energeticamente, desacelerando os insetos, e também tornando-os mais vulneráveis aos predadores. As larvas mudam a sua pele antes de entrar na fase de pupa imóvel.
Referências
Sobre o Autor
Steve Johnson is an avid and passionate writer with more than five years of experience. He's written for several industries, including health, dating and Internet marketing, as well as for various websites. He holds a bachelor's degree from the University of Texas.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images