O efeito do carbeto sobre o amadurecimento de frutas
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Quando uma fruta amadurece, muitas modificações bioquímicas ocorrem. As mais óbvias se dão na cor, no aroma e na consistência. Embora ilegal em muitos países, o carbeto de cálcio (CaC2) é utilizado para acelerar o processo de amadurecimento. Isso permite que os produtores colham as frutas mais cedo, quando ainda estão verdes e menos suscetíveis a sofrerem pancadas ou serem danificadas. Essa substância se combina com a umidade do ar e libera um gás chamado acetileno que atua da mesma maneira que o etileno naturalmente produzido pelas frutas durante o seu amadurecimento.
Segurança
O carbeto de cálcio utilizado na indústria pode conter arsênico e fósforo, substâncias possivelmente fatais para os seres humanos e para outros animais. Trata-se de uma substância sintética produzida a partir da pedra do calcário, sendo que, em muitos países, sua utilização para amadurecer frutas é ilegal. Diversos riscos graves à saúde estão associados ao carbeto de cálcio, mas ainda há controvérsias sobre os prejuízos causados aos humanos pela quantidade utilizada para o amadurecimento de frutas. Um dos riscos oferecidos é a presença de substâncias cancerígenas, como o arsênico e o fósforo. Os sintomas de envenenamento por carbeto de cálcio incluem vômitos, diarreia, queimação ou sensação de formigamento, dormência, dor de cabeça e tonturas.
Sabor
O efeito do carbeto de cálcio sobre as frutas faz com que pareçam mais maduras e atraentes aos olhos do consumidor. Porém, na maior parte dos casos, a formação dos açúcares da fruta não é acelerada na mesma intensidade, de maneira que o produto final não é tão doce quanto a fruta amadurecida naturalmente. As frutas que recebem a substância podem se tornar mais ácidas e apresentam uma durabilidade menor. Elas podem ainda ficar mais fibrosas, já que a polpa não terá amadurecido tão rapidamente quanto a casca.
Alternativas
O carbeto de cálcio é utilizado em muitos países apenas por ser barato e eficiente na produção de uma fruta mais bonita. Quando misturado à água, ele produz o gás acetileno, que reproduz o efeito do etileno. Essa última substância, produzida naturalmente pelas frutas durante o processo de amadurecimento, demonstrou ser muito cara para ser utilizada artificialmente no processo. O etenil também parece ser um substituto promissor e relativamente barato, sem efeitos colaterais nocivos.
Frutas
As frutas mais comumente submetidas ao amadurecimento com carbeto de cálcio são a goiaba, a maçã, o abacaxi, o mamão papaia, a banana e especialmente a manga. Nas plantações de abacaxi, alguns grânulos da substância são colocados sobre o ponto de crescimento dos pés, o que promove um florescimento uniforme e homogêneo. As mangas são objeto de especial preocupação em países como a Índia, em que agências governamentais localizam e destroem os frutos encontrados em mercados livres nos quais esse processo ilegal de amadurecimento tende a ser utilizado.
Referências
- United States Deprtment of Agriculture: Etileno [em inglês]
- Artificial Ripening; What We Are Eating ("Amadurecimento artificial: o que estamos comendo", em tradução livre); Ashraf-Ur-Rahman, et al.; 2008
- The Financial Express: A etenila deverá substituir o carbeto no amadurecimento de frutas [em inglês]
Sobre o Autor
Lori Norris has been writing professionally since 1998, specializing in horticulture. She has written articles for the Oregon Landscape Contractors Association, chapters of the certification manual for the Oregon Association of Nurseries and translated master gardener materials into Spanish. Norris holds a Bachelor of Arts from Linfield College.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images