Substitutos para a pectina em geleias

••• Michelle Black/Demand Media

A pectina, uma substância que ocorre naturalmente em frutas, engrossa doces e geleias. A maioria dos cozinheiros usa pectina comercial em suas conservas. Disponível em forma líquida ou em pó, a pectina é natural, segura e confiável. No entanto, este produto encarece a geleia e nem sempre está prontamente disponível em lojas. Tente um substituto à moda antiga para pectina comercial ou considere outras alternativas, tais como gelatina e amido de milho.

Frutas com alto teor de pectina

Michelle Black/Demand Media

Maçãs, cranberries, passas e uvas são naturalmente ricas em pectina. Combine-as com frutas pobres em pectina, como morangos e pêssegos, para fazer uma geleia mais grossa. Além disso, frutos não maduros tendem a ter mais pectina do que frutos maduros. Embora sejam úteis para espessar geleias, as frutas não maduras são menos saborosas.

Cascas e miolos

Michelle Black/Demand Media

As cascas e miolos de muitas frutas são naturalmente ricos em pectina, e podem ser incluídos em receitas de geleia como espessante natural. A parte branca das cascas de laranja e toranja contêm pectina, e uma pequena quantidade pode ser adicionada na sua receita de geleia.

Tempo de cozimento

Michelle Black/Demand Media

Alguns métodos de cozimento diminuem a necessidade de pectina comercial. Receitas que usam pectina natural exigem menos açúcar, mas o tempo de cozimento é maior. À medida que a geleia cozinha, ela engrossa naturalmente. Entretanto, alguns cozinheiros acreditam que o tempo de cozimento mais longo reduz o sabor de frutas frescas em compotas e geleias.

Amido de milho

Michelle Black/Demand Media

Use amido de milho, um agente espessante derivado de milho, como um substituto de pectina. Combinado com açúcar, um pouco de amido de milho irá engrossar sua geleia enquanto cozinha. É importante mexer constantemente, para que o amido não queime.

Gelatina com sabor

Michelle Black/Demand Media

Algumas receitas usam gelatina com sabor como espessante, o que dá à geleia uma cor brilhante e um sabor muito frutado.

Mais recentes

×