Os efeitos colaterais da levotiroxina em cães
Dog image by Westy;] from Fotolia.com
A glândula tireóide em cães, como nos humanos, é responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento metabólico adequado dos órgãos do corpo. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula não produz propriamente os hormônios necessários. Ele é tratado com a prescrição de um substituto hormonal conhecido como levotiroxina. Entretanto, como acontece com qualquer medicação, a levotiroxina pode ter alguns efeitos colaterais.
Reação alérgica
Alguns cães podem ter uma reação alérgica à levotiroxina. Os sinais de uma alergia incluem inchaço facial e da língua, inchaço e fechamento da garganta, dificuldade para respirar e erupções na pele. Leve o seu cão ao veterinário imediatamente se ele mostra qualquer um desses sintomas, já que é uma situação de emergência.
Tosse
Tosses podem ocorrer em alguns cães que estão tomando levotiroxina. A tosse não é um efeito colateral sério, mas ela deve ser comunicada ao veterinário, caso se torne crônica ou severa.
Mudanças no apetite
Mudanças no apetite podem ocorrer enquanto um cão está sob uso da levotiroxina. O animal pode sentir-se mais faminto do que o usual, ou apresentar perda de apetite. As mudanças no apetite devem ser comunicadas ao veterinário, pois configuram um efeito colateral mais sério da levotiroxina.
Diarreia
A levotiroxina pode potencialmente causar diarreia em alguns cães. A coloração e consistência da diarreia variará de cão para cão. Esse não é um efeito colateral sério, embora diarreias persistentes ou extremamente aquosas devam ser reportadas a um veterinário, pois podem levar à desidratação e trazer doenças para o animal afetado.
Sonolência
Para alguns cachorros, a levotiroxina pode agir como um sedativo e causar sonolência.
Febre
A temperatura de um cão adulto deve estar entre 37,7 e 38,8 ºC quando medida pelo reto. Qualquer temperatura acima de 38,8 ºC é considerada febre e deve ser comunicada ao veterinário.
Mudanças na personalidade
A levotiroxina pode levar alguns cães a passar por uma mudança de personalidade. Por exemplo, isso pode significar que um cão afetuoso se torne agressivo ou tímido. Este é um sério efeito colateral e deve ser reportado ao veterinário tão cedo quanto possível.
Polidipsia
A polidipsia descreve um aumento da sede em um cão. Frequentemente, a polidipsia e poliúria ocorrem simultaneamente e isso pode acontecer em cães que estejam tomando levotiroxina. A sede excessiva não é um efeito colateral sério, e se dá devido à potencial boca seca que o cão poderá experimentar enquanto estiver sob efeito da levotiroxina. Se o aumento da sede parecer incomodar o seu cão, ele deverá ser reportado ao veterinário.
Poliúria
A poliúria é o termo utilizado para descrever um aumento no volume urinário, o qual pode ocorrer em cães que estão tomando levotiroxina. O aumento da urina não é considerado um efeito colateral severo, embora deva ser reportado ao veterinário supervisor.
Mudanças na pele
Mudanças na pele podem ocorrer enquanto um cachorro está tomando a levotiroxina. Isso pode incluir coceira, de natureza leve a severa, ou erupções cutâneas. Se não for tratada, a erupção ou feridas abertas devido à excessiva coceira podem ser infectadas. As erupções e infecções que a acompanham devem ser levadas à atenção de um veterinário para tratamento rápido.
Mudanças no peso
As mudanças no apetite podem levar alguns cães a perda ou ganho de peso enquanto estiverem tomando levotiroxina. A alteração no peso é um efeito colateral severo e sério que deve ser levado à atenção de um veterinário tão cedo quanto possível.
Vômitos
A levotiroxina possui o potencial de causar vômitos em alguns cães. O vômito é esperado e não é considerado um efeito colateral severo, a não ser que se torne crônico, ou quando existir sangue no vômito.