×
Loading ...

Os efeitos do tratamento de silêncio

O tratamento de silêncio, onde uma pessoa ignora ou exclui outro indivíduo em um relacionamento, é mais do que simplesmente não falar. É uma forma de abuso, que pode conduzir a graves problemas emocionais para quem o recebe.

O tratamento de silêncio é uma forma de abuso (Pixland/Pixland/Getty Images)

Importância

O tratamento de silêncio é prejudicial para a saúde emocional. De acordo com a psicóloga clínica Linda Roberts, da Universidade de Wisconsin, isso pode ser tão prejudicial quanto a raiva pura.

Loading...

Função

Os sentimentos de ostracismo do tratamento de silêncio fazem com que córtex cingulado anterior do cérebro detecte dor. As vítimas relatam sentimentos de indignidade, exclusão, perda de controle e baixa autoestima.

Considerações

De acordo com Kipling Williams, professor de ciências psicológicas na Universidade de Purdue, a maioria das pessoas que recebem o tratamento de silêncio nos dias de hoje não têm uma rede de apoio de amigos e familiares a quem recorrer para lidar com a dor.

Efeitos

O tratamento de silêncio afeta a percepção, as condições fisiológicas, os comportamentos e as atitudes, todos os quais podem levar à agressão. De acordo com um estudo da Universidade de Macquarie, na Austrália, as pessoas excluídas respondem de forma agressiva quando sentem que não têm controle da situação.

Tipos

Homens e mulheres lidam de forma diferente com o tratamento de silêncio. As mulheres trabalham duro para reconquistar a atenção dos agressores, enquanto os homens, não.

Potencial

As pessoas e os animais usam o tratamento de silêncio como uma forma de controle. As famílias costumam usar castigos para ensinar lições aos filhos. Certos animais, como leões e lobos, banem o elo mais fraco para aumentar as chances de sobrevivência de um grupo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...