Como enfaixar o tornozelo
John Foxx/Stockbyte/Getty Images
Enfaixa-se o tornozelo para controlar o inchaço relacionado à torção neste local. Quanto mais você puder controlar o inchaço após uma lesão, mais rápido ela vai sarar. A bandagem para o tornozelo, também chamada de atadura elástica ou atadura compressiva, pode ser comprada na maioria das farmácias e pode ser aplicada em casa.
Preparando para enfaixar o tornozelo
Antes de começar a enfaixar o tornozelo, você precisa ter certeza que a atadura está pronta e que seu pé está na posição correta. A atadura elástica precisa estar enrolada. Algumas já vêm prontas, mas se esse não é seu caso, enrole-a o mais apertada possível. Você vai desenrolar a atadura conforme enfaixa o tornozelo, então começar com um rolo bem apertado vai te dar mais controle. Eleve o pé da sua perna machucada a um ângulo de cerca de 90 graus. Você precisa ser capaz de alcançar o peito do pé antes de começar, então eleve o pé a um ângulo em que possa fazer isso confortavelmente.
Procedimento para enfaixar
Comece o procedimento de enfaixar pela sola, logo abaixo dos dedos do pé. Use uma mão para segurar a extremidade solta da atadura e a outra para enrolá-la uma vez em volta do seu pé, para que ela cubra a extremidade solta e mantenha-a no lugar, permitindo que você retire a mão de lá. Aperte o suficiente para que a atadura fique firme, mas não limite a circulação. Repita esse processo até que você tenha coberto o arco do pé a alcançado o tornozelo. Quando alcançar o tornozelo, a atadura deve cruzar o pé na diagonal, enrolar o tornozelo e voltar por baixo do pé, em um movimento em forma de 8, deixando seu calcanhar exposto. Após dar algumas voltas pelo seu tornozelo, corte o excesso da atadura e prenda-a com as presilhas que vêm com ela ou com fita hipoalergênica.
Atenção com problemas de circulação
Embora sua atadura deva ficar um pouco apertada, é importante se certificar de que não esteja tão justa de modo que corte sua circulação. Fique de olho nos dedos do pé; se eles ficarem azuis ou dormentes, sua atadura está apertada demais e deve ser afrouxada imediatamente.
Referências
Sobre o Autor
Lily Welsh is a freelance writer from North Carolina, though she has spent much of her adult life living abroad. She is the About.com Guide to Music Careers, and her work appears frequently in other Web-based and print publications. Welsh has worked in the music industry for 15 years and counting and holds B.A.s in international studies and economics.
Créditos Fotográficos
John Foxx/Stockbyte/Getty Images