Como envernizar armários de compensado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O compensado é uma madeira industrializada feita de várias camadas de laminado de madeira. Cada uma dessas camadas são empilhadas e coladas juntas perpendicularmente. A parte superior é o acabamento e, em compensados comuns, costuma ser de pinho. Para uso decorativo como armários, o acabamento pode ser feito de praticamente qualquer tipo de madeira existente. Para estas aplicações, madeiras duras são preferidas devido à sua habilidade natural de resistir ao uso excessivo e, pelo fato de apresentarem belos veios quando envernizadas.

Passo 1

Lixe a parte superior do folheado levemente com lixa de grão 220. Isto irá remover todas marcas de riscos, impressões digitais ou outras manchas antes de envernizar. Limpe com um pano.

Passo 2

Aplique um condicionador na madeira. Use um pincel e aplique uma camada uniforme em toda a superfície do compensado. Deixe secar de um dia para o outro antes de continuar.

Passo 3

Aplique um selante na superfície do compensado. Isto não irá somente selar o condicionador dentro dos poros da madeira, mas irá limitar a penetração de verniz. Em madeiras compensadas, isto é particularmente importante, pois as colas que mantêm os laminados de madeira juntos podem afetar a penetração de vernizes, deixando manchas e áreas irregulares. Selar a madeira impede que isso aconteça. Deixe a seladora secar.

Passo 4

Lixe a superfície levemente com lixa de grão 220 para raspá-la.

Passo 5

Aplique o verniz de sua escolha. Use um pincel de pelos para aplicar vernizes à base de óleo, enquanto que um pincel de náilon funciona melhor para aplicar vernizes à base de látex. Pincele sempre na direção do veio da madeira, e limpe o excesso com um pano limpo.

Mais recentes

×