Como enxertar um kiwi
Comstock Images/Comstock/Getty Images
O kiwi é uma planta trepadeira e frutífera que mostra grande variabilidade quando cultivada a partir de uma semente. Galhos cortados são regularmente enxertados em plantas adultas, a fim de alcançar um crescimento mais uniforme e frutificação. Algumas vezes, os kiwis masculinos são enxertados em fêmeas para economizar espaço quando apenas uma ou duas plantas são desejadas. Um kiwi jovem enxertado em plantas mais velhas muitas vezes é unido através de um cinto de enxerto. No entanto, se você deseja juntar um macho a uma planta fêmea, ou simplesmente juntar duas variedades distintas de kiwi no mesma planta adulta a técnica “chip bud” pode ser mais bem sucedida
Cinta de enxerto
Step 1
Selecione uma muda para enxerto e uma planta adulta, que não tenham mais do que 1,2 cm de diâmetro e que sejam aproximadamente iguais em tamanho. Escolha mudas durante o período de dormência dos brotos no ano anterior. Evite madeira fria, danificada ou congelada. Embrulhe todas as mudas e envolva-as em uma toalha de papel úmido. Coloque o pacote em um saco plástico na geladeira até que estejam prontos para ser enxertados.
Step 2
Corte a ponta da muda armazenada antes de prosseguir. Faça um corte na extremidade inferior da muda com cerca de dois centímetros de comprimento e com um ângulo agudo de 20 graus. Adicione um corte correspondente na parte superior do galho da planta adulta para que os dois lados do corte possam ser colocados juntos firmemente.
Step 3
Cuidadosamente coloque os lados cortados juntos, de modo que as camadas de troca estejam em contato. Tome cuidado para não tocar os lados do corte ou deixar qualquer sujeira entre as duas partes. Envolva o enxerto com a fita de enxerto firmemente de forma que as bordas se sobreponham ligeiramente.
Técnica "chip bud"
Step 1
Selecione um porta-enxerto com uma haste de pelo menos 1,2 cm de diâmetro. Escolha um broto que seja aproximadamente do mesmo diâmetro do porta-enxerto da atual temporada de crescimento. Corte brotos que sejam vigorosos e que tenham um botão em sua extremidade, deixando uma secção de 1,2 cm de pecíolos na base. Apare todas as folhas do broto.
Step 2
Retire todas as folhas, enterre e corte para baixo cerca de 10 a 15 cm do porta-enxerto. Adicione um corte com cerca de 10 centímetros a partir do chão do porta-enxerto que seja de 1/5 a 1/4 da profundidade dele e não mais do que quatro centímetros de comprimento. Corte o porta-enxerto de modo que haja uma pequena sobressalência para ajudar a segurar o broto no lugar. Corte a base da broto para corresponder com o corte que você fez no porta-enxerto.
Step 3
Coloque o broto dentro do corte do porta-enxerto. Coincida a camada de troca do porta-enxerto com a do broto da melhor forma possível, caso os dois tenham diâmetros diferentes. Enrole o enxerto com fita de polietileno, deixando o ramo saliente do broto descoberto. Retire a fita quando o broto mostrar sinal de crescimento para evitar anelamento.
Referências
- Purdue University Cooperative Extension: Fruta kiwi [em inglês]
- University of California Extension: Propagação da fruta kiwi [em inglês]
- University of Nebraska Extension: Chip bud : uma técnica antiga de enxerto [em inglês]
- University of Kentucky Cooperative Extension Service: Reproduzindo arvores frutíferas por enxerto: Budding and Grafting [em inglês]
Sobre o Autor
Kristi Waterworth started her writing career in 1995 as a journalist for a local newspaper. From there, her meandering career path led to a 9 1/2 year stint in the real estate industry. Since 2010, she's written on a wide range of personal finance topics. Waterworth received a Bachelor of Arts in American history from Columbia College.
Créditos Fotográficos
Comstock Images/Comstock/Getty Images