Como fazer o enxerto de uma romãzeira
NA/Photos.com/Getty Images
As romãzeiras são nativas do Oriente Médio e representam uma vida abundante na simbologia e na arte. Elas são plantadas comercialmente na China, Índia, Afeganistão e em certas regiões da Califórnia. As romãs são ricas em antioxidantes que promovem sua saúde, e elas podem ficar armazenadas cerca de sete meses, em ambiente com 80 a 85% de umidade relativa. Essas árvores preferem climas semiáridos, com invernos frios e verões quentes. Elas podem ser plantadas em canteiros e frutificam também em estufas. Há mais de 500 variedades de romãzeiras, que variam na cor do fruto, desde o amarelo ao roxo. O método de encostia é uma técnica de enxertia simples usada na romãzeira.
Step 1
Corte um enxerto de 6,25 cm de comprimento com dois ou três brotos. Faça um corte inclinado com a faca no garfo (galho cortado da árvore superior) e no porta- enxerto. Escolha os galhos do garfo e do porta-enxertos com 0,6 cm a 1,25 cm de diâmetro. Um bom corte assegura que a camada de câmbio de ambas as seções irá aderir. O câmbio é a camada de células entre a casca e a madeira onde novas células se desenvolvem. Essa camada tem de ficar sobreposta na madeira para crescerem juntas.
Step 2
Corte novamente para formar uma língua sobre o garfo. Segure o corte inclinado voltado para você e segure-o com o dedo. Faça um corte para baixo com 1,25 cm de comprimento, paralelo à madeira. Encaixe firmemente os dois pedaços de madeira cortada, colocando a ponta do porta-enxerto na língua do garfo. Junte as duas superfícies para que as áreas cambiais fiquem alinhadas.
Step 3
Enrole firmemente com fita de enxertia. Cubra a área enxertada e mais 1,25 cm em ambas as extremidades. A fita de enxertia é adesiva e possui um tecido que se desintegra assim que os galhos enxertados pegam. Envolver os enxertos impede que eles sequem ou fiquem infestados pelos insetos. Remova a fita que não se tenha desintegrado após um mês. O garfo e o porta-enxerto deverão aderir e um novo crescimento começará no prazo de um mês.
Referências
Recursos
Dica
- Enxerte a romãzeira no final do inverno ou início da primavera, antes da nova floração.
- As romãzeiras frutificam com dois anos e meio a três anos de idade.
- O fruto amadurece entre seis a sete meses após o florescimento.
- A árvore da romã é autopolinizada e também sofre de polinização cruzada, feita pelos insetos.
Advertência
- Romãzeiras preferem invernos frios e verões quentes. Elas são danificadas por temperaturas abaixo de - 20 º C.
- Não puxe as romãs da árvore para colhê-las. Corte sempre perto da base do caule.
Sobre o Autor
Joan Norton, M.A., is a licensed psychotherapist and professional writer in the field of women's spirituality. She blogs and has two published books on the subject of Mary Magdalene: "14 Steps To Awaken The Sacred Feminine: Women in the Circle of Mary Magdalene" and "The Mary Magdalene Within."
Créditos Fotográficos
NA/Photos.com/Getty Images