Equação para a dissociação de amônia em água
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Quando algumas substâncias são dissolvidas em água, elas se quebram em íons sem reagir com o solvente. Por exemplo, o cloreto de sódio quebra-se em íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-), que existem em forma aquosa na água. Outras substâncias, como a amônia (NH3), se dissociam, o que significa que elas formam novos íons ao reagir quimicamente. Quando uma substância aceita prótons da água, como ocorre com a amônia, ela atua como uma base. Quando ela doa prótons para a água, ela atua como um ácido.
Step 1
Identifique as fórmulas para os reagentes da equação. A fórmula da amônia é NH3. A fórmula da água é H2O.
Step 2
Remova uma partícula de hidrogênio da fórmula da água e adicione-a à da amônia para obter a fórmula do produto. Remover uma partícula de hidrogênio de H2O produz OH. Adicioná-la ao NH3 produz NH4.
Step 3
Adicione sinais positivos e negativos aos produtos para representar suas cargas. Remover um próton de carga positiva da água a deixa carregada negativamente, então adicione um símbolo negativo à partícula de hidróxido ("OH-"). Adicionar um próton à amônia a deixa carregada positivamente, então adicione um sinal positivo à partícula de amônio ("NH4+").
Step 4
Coloque os reagentes e produtos nos respectivos lados de uma flecha, formando a equação:
NH3 + H2O -> NH4+ + OH-
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Ryan Menezes is a professional writer and blogger. He has a Bachelor of Science in journalism from Boston University and has written for the American Civil Liberties Union, the marketing firm InSegment and the project management service Assembla. He is also a member of Mensa and the American Parliamentary Debate Association.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images