×
Loading ...

Como escolher um aerador para uma lagoa de fazenda

A aeração é uma forma totalmente natural para conservar ou recuperar a saúde de uma lagoa de fazenda. A medida em que uma lagoa envelhece, ela sofre com baixos níveis de oxigênio dissolvido, água estagnada e estratificação térmica. Muitas vezes, isso leva a um acúmulo de nutrientes e sujeira, ao crescimento excessivo de ervas daninhas e algas, a odores nocivos e, como todos sabemos, lagoas estagnadas tornam-se um terreno fértil para insetos. Com a adição de oxigênio ou aeração, a saúde do ecossistema da lagoa aumenta quase imediatamente. Os níveis de oxigênio dissolvido aumentam para níveis saudáveis. A estagnação é substituída por uma corrente de convecção, circulando toda a coluna de água. O equilíbrio de nutrientes é alcançado e os processos biológicos começam a reduzir a camada de sujeira. As ervas daninhas e as algas agora precisam competir por nutrientes na lagoa e, posteriormente, haverá uma redução em seu crescimento. Os odores são eliminados, pois ocorre uma troca de gases durante o processo de aeração. A escolha do aerador correto para uma lagoa é fácil. Ao seguir esses passos, você economizará dinheiro a longo prazo e melhorará a saúde de sua lagoa.

Instruções

Uma lagoa de fazenda saudável necessita de um aerador de qualidade (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. A disponibilidade de energia é o primeiro passo. Se não tiver energia ao alcance de 300 metros de sua lagoa, você deverá considerar o uso da aeração eólica ou solar. Ambas funcionam bem se houver condições consistentes de vento ou sol. Caso haja energia disponível, a maioria das unidades eficientes trabalharão com energia padrão de 115 volts.

    Loading...
  2. Determine o tamanho de sua lagoa. Você poderá medi-la fisicamente ou ir a um serviço como o Google Earth, que oferece uma ferramenta de medição muito precisa. Basta digitar seu endereço e medir a distância. Normalmente, as lagoas possuem entre 0,1 hectare e 2 hectares. Projete um sistema com um difusor por hectare ou hectare parcial.

  3. Determine a forma e a inclinação. Lagoas redondas ou ovais requerem menos difusores e o inverso é verdadeiro para lagoas ímpares ou retangulares. Se você possuir enseadas ou baías ou um comprimento extremo, projete difusores adicionais para arejar essas seções. O declive também é importante; lagoas rasas são mais difíceis de serem arejadas, enquanto as profundas tornam a aeração mais fácil.

  4. Agora, inicie a compra. Você encontrará uma grande variedade de sistemas de aeração online. Procure por um compressor eficiente de energia, uma tubulação autoponderada, difusores de baixa manutenção e um pacote de aeração completo. Fique longe de produtos que requeiram a montagem de peças e partes.

  5. Escolha um sistema aerador para lagoa que possua um histórico comprovado, depoimentos de clientes, garantias fortes e suporte por telefone disponível.

Loading...

Dicas

  • A aeração, naturalmente, cria um ecossistema de lagoa equilibrado e saudável, que leva a uma melhoria do habitat de peixes e a uma redução no uso de produtos químicos tóxicos para tratar o crescimento de algas e de ervas daninhas.
  • A maioria dos sites mais respeitáveis lhe ajudarão a medir e a dimensionar o tamanho de seu sistema de aeração; apadrinhe os sites que possuem ajuda imediata disponível, seja com um número 0800 ou com um chat ao vivo.

Aviso

  • Procure por garantias fortes em todos os componentes de aeração.

O que você precisa

  • Medida do perímetro da lagoa
  • Medida da profundidade da lagoa
  • Conhecimento de sua disponibilidade de energia
  • Conhecimento da forma da lagoa
  • Conhecimento da inclinação e da topografia do fundo da lagoa
  • Computador com internet

Recursos

Loading ...
Loading ...