×
Loading ...

Como escrever uma crítica de cinema

Você almeja ser um grande crítico de cinema? Bom, isso vai além de escrever uma resenha que apenas informe aos leitores o que você pensa. Para escrever uma crítica excelente, siga os passos a seguir para dar aos leitores o que precisam.

Instruções

seja um ótimo crítico de cinema (movie scene image by Nicemonkey from Fotolia.com)
  1. Quando estiver assistindo um filme, anote rapidamente os acontecimentos e momentos chaves. Isso inclui os atores principais e aqueles com performances importantes, o diretor e o produtor. Você também deve anotar três pontos da história: o início, o clímax e o fim. Tudo deve ser incluído de alguma forma na sua crítica.

    Loading...
  2. Veja suas anotações e destaque as partes principais que você queira enfatizar na sua crítica.

  3. Identifique o seu público alvo. Escrever para um site de crítica de cinema requer um estilo mais informal, enquanto um jornal um estilo mais formal. Modifique o tom da sua crítica de acordo com quem lê.

  4. Comece com uma introdução que prenda o leitor. Pode ser uma citação memorável do filme ou uma alusão a um momento importante. Essa é uma das partes mais importantes da sua crítica, porque se você não despertar a curiosidade do público, sua crítica passará despercebida.

  5. Na introdução, cite alguns participantes do filme, como algum ator, produtor ou diretor. Se o leitor reconhecer um nome, provavelmente estará mais propenso a continuar a leitura. Para conseguir o mesmo efeito, seria bom anotar o título completo do filme. A esta altura você já deve ter terminado o seu parágrafo introdutório.

  6. Comece os parágrafos do meio (de 1 a 3 parágrafos) descrevendo a tônica básica do enredo. Destaque o desenvolvimento das principais cenas e personagens. Aqui é onde você dirá ao leitor o que você acha impressionante ou pouco interessante.

  7. Cite o clímax do filme nesses parágrafos do meio. Comente apenas algumas pistas sobre o que possa ser, sem estragar a surpresa, é claro. Muitos leitores detestam "spoilers" ou críticas que contam o melhor momento do filme, então, não esqueça de escrever com cautela e bom senso.

  8. Encerre a sua crítica dando a sua opinião. Os leitores não só querem saber o quê você pensa, como também o porquê do que você pensa, então, lembre-se de dizer o porquê de você achar que o filme é excelente ou horrível.

  9. Deixe que o leitor ame ou odeie o filme com um comentário final. A sua conclusão é tão importante quanto a sua introdução, então, certifique-se de fazer algo interessante!

Loading...

Dicas

  • Seja breve. Se alguém quisesse ler uma crítica de duas páginas, assistiria o filme ao invés disso.
  • Desenvolva vários tipos de redações de críticas. Escrevendo para vários meios de comunicação, você aprimora suas habilidades enquanto crítico.

Aviso

  • Não deixe as suas emoções falarem mais alto. A maioria do público que gosta de ler a opinião alheia quer saber o porquê. Deixar a emoção tomar conta da crítica te distancia do leitor.

O que você precisa

  • Filme para a crítica
  • Caderno
  • Marcador de Texto
  • Caneta
  • Meio de comunicação para publicar sua crítica

Recursos

Loading ...
Loading ...